Coordenadoria de Atenção Primaria

Dúvidas freqüentes em M&A

O que é problema?

É uma situação que se afasta, negativamente, de um estado desejado. (Planejasus) O problema deve responder: O que, Quando, Onde e Quem.

O que é causa?

Aquilo que ocasiona um acontecimento ou faz com que uma coisa ou algo exista. È o princípio, origem, motivo, razão ou pretexto de tudo.

O que é Matriz GUT e como utilizar?

A Matriz é uma ferramenta utilizada na priorização dos problemas. Considera a  Gravidade, Urgência e Tendência do problema e cada uma delas recebe notas de 1 a 5 de acordo com a analise do grupo. Multiplica-se as notas destes tres itens e ao final teremos o problema de maior prioridade.

O que é Matriz de Planejamento para Intervenção?

Instrumento utilizado no monitoramento das Equipes de Saúde da Família, realizado pelo ERS para levantamento de problemas, analise das causas, objetivo geral, metas, objetivo específico, ação, indicadores de acompanhamento, procedimentos, responsável, prazo e estimativa de custo. O objetivo da Matriz é auxiliar os Municípios na intervenção.

O que é objetivo?

Os objetivos expressam o que se pretende fazer acontecer a fim de superar, reduzir, eliminar ou controlar os problemas identificados.

O que é meta?

Metas são expressões quantitativas de um objetivo, refletindo uma situação alvo, onde se pretende chegar, a partir da mudança de uma realidade. As metas concretizam o objetivo no tempo e esclarecem e quantificam "o que", "para quem", "quando".

Como utilizar o Cath no monitoramento?

Acesse http://www.saude.mt.gov.br/portal/ Atenção Integral - Monitoramento e Avaliação Catch - no Indicador por: selecione por Estado, Regional ou Município - Se optar por Município, escolha o Município - Ano de início 2000 e ano de termino 2010 (para uma série histórica) - Indicador: selecione todos - Indicadores do Pacto: todos e Confirme - gere o gráfico para cada indicador e veja os que necessitam serem trabalhados naquele Município. Para verificar definição e fonte dos indicadores é só clicar em cima dos mesmos. Para fazer um comparativo entre Estado e Regional ou IDH, no Indicador por: selecione Município - escolha o Município - Ano de início e de término deverá ser o mesmo, Indicador: todos - Indicador do Pacto: todos - Comparativo Catch: selecione IDH e confirme. Verifique os indicadores desfavoráveis com relação ao estado e IDH, estes deverão ser priorizados naquele Município. O mesmo procedimento pode ser feito comparando com Regional.

O que é indicador?

Indicador é medida-síntese que contêm informação relevante sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de saúde. Vistos em conjunto, devem refletir a situação sanitária de uma população e servir para a vigilância das condições de saúde.

O que é Matriz de Intervenção de resultado e acompanhamento?

Instrumento aplicado após a Matriz de Planejamento para Intervenção, realizado através de nova visita para checar se as ações propostas na Intervenção foram ou estão sendo realizadas. Utiliza-se os mesmos indicadores, porém podem haver novos pontos problemáticos, e conseqüentemente, novas proposições de viabilização, prazos e responsáveis.

Não esclareceu sua dúvida? Envie sua pergunta para alessandrapottratz@ses.mt.gov.br