Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade

CRIE

O Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais foi implantado no Estado de Mato Grosso após treinamento e capacitação em 1997 pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde/MT, visando atender grupos especiais da população que necessitam de Imunobiológicos não disponíveis na rede pública.

O CRIE/MT funciona atualmente no Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade - CERMAC, de segunda a sexta feira, no horário de 13:00 hs as 19:00 hs.

O atendimento não acontece via Central de Regulação, porém para obter os imunobiológicos no CRIE, os usuários devem procurar o médico da rede pública de saúde ou particular, que deverá elaborar um pequeno relatório clínico no próprio receituário, informando a doença do usuário com um breve histórico, bem como dos exames laboratoriais que as justifiquem. E estando com o encaminhamento médico em mão deve o usuário procurar o CRIE onde essas indicações serão avaliadas pelo médico ou enfermeiro responsáveis pelo serviço, após então, os imunobiológicos serão aplicados gratuitamente neste Centro, desde que as indicações estejam contempladas no Protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde. E quando o usuário não puder comparecer por motivo de hospitalização ou por morar em municípios do interior do estado, após solicitação feita ao CRIE, esses imunobiológicos serão encaminhados pela Central de Rede de Frio Estadual aos Escritórios Regionais de Saúde após Parecer Técnico do médico do CRIE, se assim como no caso anterior, as indicações estiverem contempladas pelas normas em vigor.

Por se tratar de estrutura direcionada ao atendimento diferencial e personalizada, os CRIEs contam com produtos imunobiológicos de moderna tecnologia e alto custo, fruto do investimento do Ministério da Saúde, com a finalidade de proporcionar melhor qualidade de vida à população brasileira.

Atendimento as maternidades com Imunoglobulina Hepatite B para recém-nascidos de mãe com Hepatite B. Usuários internados em unidades hospitalares ou em Home Care no município de Cuiabá que necessitarem de imunobiológicos especiais neste período serão contemplados através da aplicação dos mesmos in loco, sendo realizados através da cooperação técnica estabelecida com a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.

Os imunobiológicos disponibilizados são:
• Vacina inativada contra poliomielite (VIP)
• Vacina contra hepatite B (HB)
• Vacina contra hepatite A (HÁ)
• Vacina contra varicela (VZ)
• Vacina contra influenza (INF)
• Vacina contra pneumococo
• Vacina contra haemophilus influenzae do tipo b (Hib)
• Vacina tríplice acelular (DTPac)
• Vacina dupla infantil (DT)
• Vacina contra meningococo conjugada - C (MncC)
• Imunoglobulina humana antitetânica (IGHAT)
• Imunoglobulina humana anti-rábica (IGHAR)
• Imunoglobulina humana antivaricela-zoster (IGHVAZ)
• Imunoglobulina anti-hepatite B (IGHAHB).

Atendimento:

O CRIE/MT funciona atualmente no Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade - CERMAC, de segunda a sexta feira, no horário de 8:00 hs as 17:00 hs.