Conselho Estadual de Saúde

01/07/2019 - Jonair Silva

Começará na próxima quarta-feira (3), no Hotel Fazenda Mato Grosso, a 9ª Conferência Estadual de Saúde e terá como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. E os eixos temáticos serão “Saúde como Direito; Saúde Mental; Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento adequado e suficiente para o SUS” na pretensão de ampliar o foco de discussão para a elaboração de Políticas Públicas de Saúde.

Conselho Estadual de Saúde

O CES/MT divulgou a programação para a 9ª Conferência Estadual de Saúde que será realizada de 3 a 5 de Julho de 2019, no Hotel Fazenda Mato Grosso, situado à rua Antônio Dorileo, 1100, bairro Coophema, em Cuiabá – MT.

O coordenador da Comissão Organizadora da 9ª Conferência, Edevande França Pinto afirmou que já foram realizadas as Conferências Municipais nos 141 municípios do Estado, em preparação para a Conferência Estadual. “Em cada um desses encontros municipais foram tiradas propostas para serem discutidas na Conferência Estadual, que contará com a participação aproximada de 880 delegados municipais eleitos e 250 observadores”.

Programação

A 9ª Conferência Estadual de Saúde terá inicio às 19h, no dia 03 de julho, com a solenidade de abertura do evento e composição da mesa. Estarão presentes para a solenidade de abertura o Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso Alexandre de Matos Guedes, Secretário de Estado de Saúde e Presidente do Conselho Estadual de Saúde Gilberto Gomes de Figueiredo e o Deputado Estadual de Mato Grosso e Presidente Comissão de Saúde Previdência e Assistência Social Paulo Roberto Araújo ambos autoridades ligadas à área de  saúde.
 Ás 19h30min, será feita apresentado o tema central da 9ª Conferência: “Democracia e Saúde”, e terá como palestrante Ronald Ferreira dos Santos, Mestre (UFSC); Coordenador nacional do Movimento em Defesa da Saúde Pública, E, às 21h terá uma Apresentação Cultural e seguido de um jantar aos participantes.

No dia 4 de julho, a partir das 8h, finaliza o credenciamento e compõe-se a mesa. Das 9h às 9h30min será apresentado o Eixo Temático I, cujo tema é: “Saúde como Direito” pelo Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso Alexandre de Matos

Guedes Esp. em Direito Processual Civil e em Ciências Criminais (UFMT), Esp. em Direito Sanitário (UnB) Esp. em Direito Constitucional (FMB/RS), e às 9h30min será promovido debate.
Das 10h15min às 10h45min será abordado o Eixo – II Tema: “Saúde Mental” tendo como palestrante a Drª Karine Wlasenko Nicolau Psicóloga social com Esp. em Saúde Coletiva (UNB), Me. em Política Social (UFMT) e Dra. em Ciências e Tecnologias em Saúde (UnB), na área temática de Saúde Mental em Saúde Coletiva e docente (UFMT) e debatedora Esp. em Assistência Interdisciplinar em Saúde Mental Verônica Regina Xavier e entre às 10h45min e às 11h30min acontecerá o debate. Após se fará um intervalo até às 13h, com oferecimento de almoço.

Entre às 13h e 14h15min Júlio Strubing Müller Neto Dr. em Saúde Pública pela (ENSP) pesquisador (UFMT) será o palestrante sobre o Eixo III, onde o tema é “Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde”. Entre 14h15min às 15h30min se fará apresentação do Eixo IV abordando o Tema: “Financiamento adequado e suficiente para o Sistema Único de Saúde” e a palestrante será Lucinéia Soares da Silva Doutorando em Sociologia pelo DINTER (UFSCar) e UNEMAT, Me. em Politica Social pela (UFMT), pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Graduada em Ciências Econômicas (UFMT) e o debatedor será o Esp. em Saúde Pública Fábio Henrique Lago, com intervalo de 45 minutos para degustação de um coffee break.

Após, serão compostas mesas para definição dos grupos temáticos para trabalharem no dia seguinte (05/07), a partir das 8h até o final da manhã, com intervalo entre 11h30min e às 13h para almoço.  E, até às 15h30min serão apresentadas as propostas e aprovação do relatório final.  Com intervalo para coffee break e retomada às 15h30min até às 17h para Plenária Final com a eleição dos delegados para etapa nacional.

Conferência Nacional de Saúde

A 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) será o maior evento de participação social no Brasil. Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde, a conferência vai reunir milhares de pessoas de todo o país, em Brasília, de 4 a 7 de agosto de 2019, para traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país. O tema principal da 16ª Conferência é “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos são: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os participantes serão eleitos em etapas municipais, estaduais, territoriais e livres, obedecendo a uma série de regras regimentais que garantam a diversidade da população brasileira. Além da sociedade em geral, as etapas da conferência devem contar com participação de conselheiros de saúde municipais, estaduais e nacionais, representantes de movimentos sociais e entidades do Brasil, seja em territórios urbanos ou rurais.

Assessoria de Imprensa CES/MT

Jonair Silva (065) 98432-2351

Arquivo: Conselho Estadual de Saúde realizará a partir da próxima quarta-feira, nos dias 3 a 5 de Julho, a 9ª Conferência Estadual de Saúde de MT. Começará na próxima quarta feira (3), no Hotel Fazenda Mato Grosso, a IX Conferência Estadual de Saúde