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Cidadão

Dicas de Saúde

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Como reduzir o consumo de sal na dieta Topo

  • Use o mínimo de sal possível durante o preparo, substituindo-o por ervas como salsinha, cebola, orégano, hortelã, limão, alho, manjericão, coentro e cominho;
  • Procure não acrescentar sal aos alimentos já prontos. Durante as refeições, tire o saleiro da mesa;
  • Evite embutidos (linguiça, paio, salsicha, toicinho defumado), frios (mortadela, presunto, salame), frutos do mar (camarão), defumados e carnes salgadas (bacalhau, charque, carne-seca);
  • Evite conservas como pepino, azeitona, aspargo, patês e palmito, enlatados como extrato de tomate, milho e ervilha e maionese pronta. Prefira os alimentos em seu estado natural;
  • Restrinja o consumo de um aditivo chamado glutamato monossódico, utilizado em alguns condimentos e nas sopas de pacote;
  • Aperitivos como batata frita, amendoim salgado e castanha de caju contém muito sal e, por isso, devem ser consumidos com parcimônia.

Fonte: Gertrudes dos Reis Teixeira Ladeira, nutricionista da clínica Nutrício, de Belo Horizonte (MG).

 

Depressão Topo

  • Depressão não é tristeza, tristeza é um fenômeno normal que faz parte da vida psicológica de todos nós. Depressão é um estado patológico. A tristeza tem duração limitada, enquanto a depressão costuma afetar a pessoa por mais de 15 dias.
  • Principais sintomas da depressão: o humor depressivo se caracteriza por tristeza e melancolia, acompanhado por falta de ânimo e de disposição, incapacidade de sentir prazer em atividades habitualmente agradáveis, alterações do sono e do apetite, pensamentos negativos, desesperança, desamparo.
  • Em sintomas de depressão adote em sua dieta alimentos ricos em ômega 3 que podem ser encontrados em suplementos vendidos sem prescrição médica ou em peixes, como atum, salmão, sardinha etc.
  • O que se pode fazer para não cair em depressão: A primeira coisa é apelar para o bom-senso, todos podem contar com o bom-senso para conseguir uma qualidade de vida satisfatória. É preciso desenvolver a capacidade de enfrentar e resolver problemas, dificuldades e conflitos. Problemas todos têm. É necessário, dentro das possibilidades, aprender a lidar com eles e a não deixar que nos abalem demais.

Fonte: http://drauziovarella.com.br/audios-videos/estacao-medicina/depressao-doenca-que-precida-de-tratamento/

 

Cuidados com a voz Topo

Sinais de Alerta: Observe os sintomas abaixo, principalmente se estes persistirem por mais de 15 dias. Os principais sinais de alerta da voz são os seguintes: Rouquidão persistente; Cansaço ou esforço para falar; Necessidade de "raspar a garganta" constantemente; Voz sumindo ou falhando; Engasgos frequentes durante a alimentação.

Saúde Vocal: 

Algumas Informações importantes sobre os cuidados com a Voz:

  • Beber no mínimo dois litros de água por dia;
  • Evitar gritos, pois estes machucam as pregas vocais;
  • Evitar falar muito alto;
  • Evitar o excesso de bebidas alcoólicas e o consumo de cigarro;
  • Tratar da alergia respiratória;
  • Procurar o equilíbrio, pois o estresse prejudica a voz;
  • Evitar os alimentos condimentados e frituras em excesso

Fonte: Conselho Regional de Fonoaudiologia - 6ª Região

Asma Topo

  • Sintomas: A asma manifesta-se clinicamente por episódios recorrentes de (chiado), falta de ar, aperto no peito e tosse, especialmente à noite e pela manhã, ao despertar.
  • Fatores desencadeantes da asma: alérgicos (pó domiciliar, ácaros, pêlo, fungos, polens); infecções respiratórias virais; irritantes (fumaça de cigarros, poluição do ar, aerossóis); variação climática (exposição ao frio); medicamentos (beta-bloqueadores, aspirina, antiinflamatório não hormonal); asma induzida por exercício; e alterações e ou distúrbio emocionais.
  • Tratamento: O tratamento da asma é um programa de parceria entre o médico e o paciente. Educar e orientar o asmático e os familiares para que possam entender os mecanismos que ocasionam a doença, evitar os fatores agravantes e desencadeantes, além de usar adequadamente as medicações configura um importante estratégia para a obtenção do controle.

Fonte: http://www.asmasobcontrole.com.br/SobreaAsma/tabid/55/IdConteudo/7/Default.aspx

 

Prevenção do câncer Topo

  • Não Fumar: Parar de fumar e de poluir o ambiente fechado é fundamental para a prevenção do câncer, pois o cigarro libera mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes.
  • Alimentação Saudável: Comer mais frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais, leite e derivados desnatados, e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados. Evite frituras, salgadinhos, carne de porco, carne vermelha com gordura aparente, pele de frango, embutidos, como linguiça, salsicha e salame, e gordura hidrogenada. Apesar de o azeite ser um tipo de gordura mais saudável, não deve ser exposto a altas temperaturas. Prefira alimentos cozidos e assados.
  • Atividade Física: Exercer pelo menos 30 minutos de atividade física diariamente, exemplificando a troca do elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar do jardim, varrer a casa, caminhar ou dançar.
  • Exame Preventivo: Mulheres com idade entre 25e 64 anos deve realizar exame preventivo ginecológico e após dois exames normais seguidos, deverá realizar um exame a cada três anos. Para exames alterados deve-se seguir orientações médicas.
  • Exame das Mamas: Mulheres com 40 anos ou mais devem realizar anualmente o exame clinico das mamas. A mamografia deve ser realizada a cada dois anos entre as mulheres na idade entre 50 a 69 anos.
  • Se uma pessoa da família - principalmente mãe, irmã ou filha - teve a doença antes dos 50 anos de idade, a mulher tem mais chances de desenvolver o câncer de mama.
  • As mulheres que já tiveram câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, devem ficar mais atentas. Nestes casos, a partir dos 35 anos, o exame clínico das mamas e a mamografia devem ser feitos uma vez por ano.
  • Bebidas Alcóolicas: Deve ser evitado ou limitado o consumo de bebidas alcoólicas, no caso de homens a ingestão não deve ultrapassar a duas doses por dia e as mulheres devem limitar este consumo a uma dose que corresponde a um copo de cerveja ou uma taça de vinho.
  • Exposição ao Sol: O sol deve ser evitado entre 10 e 16 horas, sendo importante o uso do protetor solar, chapéu e barraca. Se for inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.
  • Higiene Oral: É importante que diariamente seja feita a escovação dos dentes e da língua e consultar com regularidade o dentista.
  • Exame de Sangue Oculto: É aconselhável que homens e mulheres a partir dos 50 anos realizem a cada dois anos, o exame de sangue oculto nas fezes.

Fonte: http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/folder_dez_dicas_2012.2.pdf