Governo de Mato Grosso

Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa

Ações Integradas

Hidroterapia

O serviço de hidroterapia integrado as outras terapias, visam maximizar o desenvolvimento e a resolutividade do processo de reabilitação. 

Atividades Realizadas: Exercícios aquáticos terapêuticos, levando-se em consideração componentes específicos de aquecimento, alongamento, resistência e força muscular; equilíbrio e relaxamento, de acordo com cada patologia e quadro geral do paciente assistido. Os critérios para o atendimento no setor serão através de  encaminhamentos internos.

Telefone de contato: 3613 1907

 

Fonoaudiologia

O serviço de fonoaudiologia é responsável pela avaliação, diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva, linguagem oral e escrita, articulação da fala, sistema miofuncional orofacial e da deglutição. 

A reabilitação fonoaudiológica utiliza medidas que visa desenvolver a capacidade residual de comunicação, interação e de uso de funções estomatognáticas de indivíduos cujo potencial funcional foi reduzido por seqüelas de um episódio agudo ou de afecção crônica, relacionados ao funcionamento cerebral.

Telefone para contato: 3613 1924

 

TERAPIA OCUPACIONAL 

Com o objetivo de reabilitar indivíduos com incapacidades para que voltem a ser ativos, independentes e participantes ao meio familiar, social e no trabalho. Realiza orientações, para os cuidadores, nos aspectos de AVDs (atividade de vida diária) e AVP (Atividade de vida prática), para os professores, quanto à adaptação de recursos terapêuticos para que o paciente seja inserido no contexto escolar. Clientela atendida: bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos com patologias múltiplas.  As modalidades de atendimento são: Individualizado, em grupo, oficina protegida e orientação domiciliar.

Telefone para contato: 3613 1952

 

SERVIÇO SOCIAL 

Prestar atendimento às Pessoas com Deficiências (PDs) e suas famílias na fase de reabilitação, dar suporte aos profissionais dos diversos setores do Centro de Reabilitação, orientar e direcionar sobre os recursos internos e da comunidade, encaminhar e realizar atendimentos individuais e grupais, esclarecer sobre os direitos sociais para desenvolver a autoconfiança e autonomia na vida pessoal, objetivando inserir e/ou reinserir as pessoas no meio social, como cidadão participante para exercício de sua cidadania.

Telefone para contato: 3613 1948/1949 

 

ENFERMAGEM

Serviço de apoio a todos os pacientes em tratamento no CRIDAC, através de  verificação  PA (pressão arterial), orientação quanto a utilização da medicação, higiene pessoal, alimentação, acompanhamento na realização de exames, consulta e realização de exames específicos da enfermagem.  

Telefone  para contato: 3613 1906

 

PSICOPEDAGOGIA

Tem como objetivo criar recursos metodológicos para compreender as dificuldades de aprendizagem e seus desvios à pessoa com deficiência do CRIDAC, assim como compreender as dificuldades do aprender com expressões de distúrbios emocionais e do desenvolvimento da vida afetiva e da organização mental do sujeito no processo de aprender; propiciar a integração das áreas perceptiva, motora da compreensão, integração e seleção, a fim de buscar um equilíbrio entre as esferas afetiva, cognitiva e psicomotora do sujeito no processo de aprendizagem; contribuir para o processo de elaboração e desenvolvimento das capacidades estruturais e dinâmicas, para a elaboração das ansiedades, conflitos em direção a autonomia e emancipação do sujeito; atuar de maneira interdisciplinar para avaliar de maneira psicodiagnóstica as dificuldades de aprendizagem; promover a aprendizagem a inclusão e a relação interprofissional garantindo o bem estar através do atendimento profissional.

Telefone para contato: 3613 1938/1939/1940

 

NUTRICIONISTA: 

Oferece atendimento especializado em nutrição clinica aos usuários do CRIDAC, utilizando o método da dietoterapia.

 

PSICOLOGIA

Considerando que a reabilitação é um processo que abrange o individuo em sua totalidade, em seus aspectos bio-psico-sociais, que a presença de uma deficiência gera desestabilização da dinâmica física, emocional bem como pode interferir no seu desenvolvimento, na sua aprendizagem, nas suas relações familiares, na organização dinâmica da sua personalidade. 

Avaliar e diagnosticar as dificuldades afetivas-emocionais e cognitivas oriundas da instalação de uma deficiência proporcionando o estabelecimento de outras bases de interação com o mundo, a partir da compreensão da interferência da limitação física ou cognitiva no sujeito que a possui e naqueles com quem ele se relaciona.

Telefone para contato: 3613 1924

 

ARTETERAPIA

A Arteterapia é um processo terapêutico que visa desenvolver potencialidades humanas e pessoais através de recursos artísticos, explorando habilidades de se expressar por meio de experiências com diferentes linguagens (plástica, musical, cênica e corporal), proporcionando transformações internas, o auto-conhecimento e o crescimento pessoal.

O setor de Arteterapia atende aos usuários do CRIDAC nas mais variadas patologias sem restrição de idade.

Para ser atendido no setor de Arteterapia, é necessário que o usuário esteja em tratamentos ofertados pelo CRIDAC.

Telefone para contato: 3613 1962