Governo de Mato Grosso

Informes

Planifica SUS | Mato Grosso


No dia 14 de maio de 2018, na sede da Escola de Saúde Pública (ESP-MT), foi realizada a Reunião Preparatória do Projeto PlanificaSUS, que tem o objetivo de apoiar o corpo técnico-gerencial das Secretarias Estadual e Municipais de Saúde na organização dos macroprocessos da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) na lógica das Redes de Atenção, sendo viabilizado pelo Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), tendo como por parte executora a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein.
A reunião contou com a participação do secretário adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde, de representantes dos diversos setores da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), além de secretários de saúde e técnicos de 10 municípios da região Sul Mato-grossense, considerando ser esta uma região selecionada para início do Projeto PlanificaSUS e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT).
Na parte da manhã foi apresentada a proposta do PlanificaSUS pelos Consultores do CONASS e da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein. O Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis apresentou o Mapa da Saúde da Região Sul Mato-grossense, tendo como ponto alto e efetivo, o compromisso dos secretários de saúde que assumiram publicamente a adesão, bem como externaram suas expectativas quanto aos resultados positivos que o Planifica SUS trará a população Sul Mato-grossense, melhorando a qualidade da atenção à saúde.
O período da tarde teve como objetivo elaborar o Plano de Ação para o desenvolvimento do projeto na Região escolhida e o estabelecimento do Grupo Condutor responsável pelas ações do PlanficaSUS em Mato Grosso.
A Coordenadora Técnica do Planifica SUS em Mato Grosso, Regina Paula de Oliveira Amorim Costa, enfatiza a importância do Projeto para a saúde do nosso estado, visto que ele permite desenvolver a competência das equipes para o planejamento e organização da atenção à saúde com foco nas necessidades dos usuários, baseando-se em diretrizes clínicas de acordo com o Modelo de Atenção às Condições Crônicas. Nesse sentido, as atividades do PlanificaSUS podem ser compreendidas como um momento de discussão e mudança no “modus operandi” das equipes e serviços, buscando a correta operacionalização de uma dada rede de atenção e o fortalecimento do papel da Atenção Primária à Saúde.
Por que fazer?
1.Transição demográfica e alimentar e situação epidemiológica com tripla carga de doenças;
2. Prevalência das Condições Crônicas de Saúde;
3. Um sistema de saúde fragmentado e que não responde à situação de saúde atual.
Como fazer?
1. Integrando as ações e os serviços de Atenção à Saúde por meio da estruturação de rede e fortalecimento da Região de Saúde;
2. Atuando com foco na qualificação dos processos de trabalho e no gerenciamento dos riscos.
Entre tantas estratégias a serem desenvolvidas, muitas delas aconteceram desde a escolha e formação de tutores e facilitadores, vindos de todos os setores da SES-MT.
A SES-MT entende que este projeto é um trabalho de desenvolvimento a médio-longo prazo, que teve abertura oficial no dia 15 de julho de 2019, com término previsto para 2020.
 
CRONOGRAMA DE WORKSHOPS
GUIA DE FORMAÇÃO PARA TUTORES
GUIA DE ABERTURA
GUIA WORKSHOP 1
GUIA WORKSHOP 2
GUIA WORKSHOP 3