Governo de Mato Grosso

Institucional

Missão e Valores


A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso como gestora do Sistema Único de Saúde tem entre as suas principais funções a definição de políticas, o assessoramento aos municípios, a programação, o acompanhamento e a avaliação das ações e atividades de saúde.

Missão
Garantir o direito à saúde enquanto direito fundamental do ser humano e prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício, através de ações individuais e coletivas de promoção, prevenção e recuperação da saúde no âmbito do Estado de Mato Grosso.

Valores
Os valores da Secretaria Estadual de Saúde estão fundamentados nos princípios constitucionais do Sistema Único de Saúde, definidos pela universalidade, equidade, integralidade, participação da comunidade e controle social, descentralização, prioridades com base na necessidade (critério epidemiológico), resolução e qualidade.

  • Universalidade
    Todas as pessoas têm direito de acesso aos serviços de saúde, em qualquer instância.
  • Equidade
    Atenção às pessoas em igualdade de condições, não havendo preconceitos ou privilégios de qualquer espécie.
  • Integralidade
    Conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do Sistema.
  • Participação da comunidade e controle social
    É fundamental a participação da comunidade para a definição das necessidades, prioridades, acompanhamento e avaliação do que está sendo feito pelo SUS, através dos Conselhos e Conferências de Saúde.
  • Descentralização
    Descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera do Governo, ênfase na descentralização dos serviços para os municípios, regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde.
  • Prioridades com base na necessidade (critério epidemiológico)
    Utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, alocação de recursos e a orientação programática, com setores estruturados para apuração das causas de doenças e mortes.
  • Resolução e qualidade
    Capacidade do serviço de saúde em resolver os problemas de maneira satisfatória, ágil, humana e tecnicamente competente.