13/06/2018 -

NOTA – Informações sobre bebê operado no Hospital Regional de Sorriso

A bebê Maria Helena Rodrigues Coutinho passou na tarde desta terça-feira (12.06) por uma cirurgia no Hospital Regional de Sorriso (HRS) para corrigir uma malformação congênita denominada de Espinha Bífida. A malformação se caracteriza por uma falha no desenvolvimento da coluna vertebral e uma formação incompleta da medula espinhal e das estruturas que a protegem.

Na tarde desta quarta-feira (13.06) a bebê foi submetida a uma nova cirurgia para colocar um dispositivo chamado de Derivação Ventrículo-Peritoneal, que é utilizado para drenar o excesso de líquido no cérebro, diminuindo, assim, a pressão intracranina. Conforme a direção do HRS, Maria Helena saiu do Centro Cirúrgico por volta das 14h30 e passa bem. Por enquanto ela continua em ventilação mecânica, mas a equipe médica acredita que logo ela será extubada, ou seja, não precisará mais do equipamento.

Maria Helena havia sido internada no Hospital Municipal de Juína e como seu estado de saúde vinha se agravando havia a necessidade de ser transferida para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.  A principio, a bebê seria transferida para o Hospital Geral de Cuiabá, mas como ocorreu uma vaga no Hospital Regional de Sorriso, Maria helena foi transferida no último domingo (10.06) para uma UTI neonatal do regional de Sorriso, onde passou a ser assistida por uma equipe de neurocirurgia do HRS, que atualmente é composta por quatro neurocirurgiões.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) ressalta que, independentemente de decisões judiciais, a Regulação Estadual trabalha para atender as necessidades dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Nas situações as quais se exige a internação em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), seja do tipo adulto, pediátrica ou neonatal, a regulação monitora a existência de vagas tanto na rede pública como na particular, e realiza a transferência tão logo isso seja possível.