Governo de Mato Grosso

Notícia

09/10/2018 - Ana Cláudia Guimarães SES-MT

Reunião da Comissão Intergestora Bipartite foca na Regionalização e nas Redes de Atenção à Saúde

O encontro contou com a participação de gestores de Conselhos e representantes dos municípios do estado de Mato Grosso.

A Comissão Intergestora Bipartite (CIB) realizou nesta terça-feira (09.10) mais uma Reunião Ordinária deste ano de 2018. O salão Ipê do Hotel Holiday Inn foi o local deste encontro, que desta vez foi dividido em duas etapas, sendo a pré-CIB ampliada pela manhã, e a reunião propriamente da CIB no período da tarde.

Para a pré-CIB ampliada, que teve como tema a Regionalização, foram convidados profissionais do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), através de um acordo entre o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS/MT) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES), além da presença de prefeitos e secretários municipais de saúde.

“Pela manhã ocorreu uma exposição sobre a atualização das novas resoluções que orientam a elaboração do Planejamento Regional Integrado e a criação das macrorregionais. Fizeram também uma análise da nossa produção, do que a gente fez, que é a configuração das macrorregiões aqui de Mato Grosso e assim, gerar um debate”, explicou a secretária executiva de Saúde da SES, Fátima Ticianel.

Um dos focos da discussão, além da Regionalização, foi também a organização das redes de atenção. “É preciso ressaltar a importância da organização da Atenção Primária, pois não se tem, não se pode falar em uma rede de atenção sem que haja uma Atenção Primária, é um requisito fundamental”, observou Tereza Cristina, assessora técnica da Secretaria Executiva do CONASS.

Tereza também ressaltou a importância da participação dos profissionais de saúde: “O gestor ficou muito impressionado de como o estado e o COSEMS conseguiram reunir todos os atores que estão envolvidos, que fazem parte desse sistema. É uma oportunidade ímpar de estarmos discutindo, alinhando conceitos, pactuando e propondo algumas alternativas, algumas formas de organização, para que esse sistema se torne mais resolutivo e que possa organizar melhor a forma de cuidar das pessoas”. Juntamente com Tereza, também estiveram presentes fazendo suas apresentações Lourdes Lemos, que é responsável pela Câmara Técnica de Gestão e Planejamento, e Haroldo Pontes, pela Área de Gestão e Educação na Saúde do CONASS.

Para a reunião da Comissão Intergestora Bipartite, ocorrida durante a tarde, estavam em pauta consensos das resoluções que foram homologadas. “Essa reunião teve um caráter estratégico e bem importante, pois deliberamos sobre a Regionalização e o Planejamento Regional Integrado. E é importante porque a condução desse processo é da SES, o espaço de institucionalização, de definição de planejamento nas regiões, e o ano que vem é um ano muito importante, pois vamos elaborar o Plano Plurianual de saúde para próxima gestão, então o Plano Regional Integrado faz parte de todo esse processo”, explicou Giselle de Almeida da Costa, secretaria executiva da Comissão Intergestora Bipartite.

“Esta é uma CIB que vai deliberar sobre um assunto extremamente estratégico para o planejamento das atividades da SES para os próximos quatro anos, pois para essa transição que estamos vivendo, é de extrema importância ter um olhar estratégico para essa ação”, finalizou Giselle.

Mais Notícias

Ler mais notícias