07/11/2018 - Ana Cláudia Guimarães

Encontro discute fortalecimento da Saúde do Trabalhador em Mato Grosso

Servidores de vários municípios do Estado participaram nesta terça-feira (06.11) do 4º Encontro dos Centros de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest), realizado no auditório do Conselho Regional de Odontologia. O evento discutiu o fortalecimento dos Centros na rede de atenção integral à saúde e contou ainda com a participação de representantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), conselho Regional de Medicina (CRM), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ministério da Saúde e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).

De acordo com o coordenador de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado de Saúde, Paulo Lima, o momento é de alinhar as ações para 2019 com os outros setores e instituições. “Já iniciamos um trabalho com o MTE e também com o Cosems, para estruturação das secretarias municipais para a saúde do trabalhador. Então, acredito que o evento trouxe avanços”.

Entre os temas discutidos estavam “Potenciais parcerias e ações em saúde do trabalhador – o que está sendo feito? O que precisa ser feito?” e “O papel do Cerest na Rede de Atenção – dificuldades para a execução das ações planejadas”.

Para a fisioterapeuta Lilian Aparecida Fabris, que trabalha no Cerest há três anos, o evento foi um sucesso. “Conseguimos ganhar um grande parceiro que é o MTE e chamar a atenção do CRM. Vencemos mais uma etapa”, observou.

Além das novas parcerias, o técnico do Cerest, João Fernando, ressaltou a importância das palestras e discussões. “Foram muito positivas e este é o trabalho do Cerest: intermediar, fazer com que as instituições que fazem parte da rede que cuida da saúde do trabalhador conversem e tentem chegar a um acordo, para sempre melhor o atendimento ao trabalhador”. João ainda pontuou que a participação dos municípios foi muito importante.