26/11/2018 - Ana Cláudia Guimarães

MT Hemocentro comemora Dia Nacional de Doador Voluntário de Sangue

O MT Hemocentro começou esta segunda-feira (26.11) em festa. Para comemorar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, cuja data oficial é 25 de novembro, a unidade localizada na Rua 13 de Junho, Porto, em Cuiabá, foi palco de um evento durante o período da manhã. A direção elaborou uma programação para homenagear os doadores que ajudam a manter os estoques da unidade, que atende a todo o estado de Mato Grosso.

Dentro as atrações que participaram da comemoração, estiveram presentes a cantora Genecília Lacerda, do movimento social Coletivo Negro da UFMT, o Coral de servidores da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), a Banda do Corpo de Bombeiros Militar, além da apresentação dos talentos do próprio MT Hemocentro. Também esteve presente o deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho.

Os servidores do Hemocentro também prestaram sua homenagem com um pequeno coral e uma composição dedicada ao evento. O evento contou com depoimentos de doadores de hemocomponentes por aférese fidelizada, de representantes da Associação de Pessoas com Doença Falciforme e de pais de pacientes, além de um delicioso coffee break, oferecido aos presentes e doadores homenageados.

Em sua fala, o doador fidelizado Paulo César Machado expos o desejo de tornar os filhos gêmeos, hoje com três anos, também doadores. “Tenho comigo o sonho de, quando meus filhos completarem 16 anos, poder trazê-los para se iniciarem como doadores”, disse, emocionado, completando ainda que gostaria de se aposentar como doador.

A diretora geral do Hemocentro, Silvana Salomão, reforçou o agradecimento aos doadores e
àqueles que de alguma forma, ajudam a manter o estoque da unidade. “Queremos fazer uma homenagem a todos os nossos doadores, porque como não se tem sangue artificial, nós precisamos do braço de cada um de vocês, mulheres de 4 em 4 meses, homens de 3 em 3 meses. Então, nos estamos aqui para agradecer, pelo empenho e dedicação de todos os doadores deste banco de sangue, e aos nossos parceiros, aqueles que fazem corrida pela vida, que dão brindes, que estimulam a doar. Aqueles que até por uma causa familiar, se sensibilizam e vem doar, nos agradecemos a todos, os de primeira vez e os fidelizados, as autoridades competentes que nos apoiam e nos ajudam, e a todos os servidores deste hemocentro”, discursou Silvana.

“É uma satisfação enorme poder receber essas pessoas todos os dias aqui, estarmos abrindo as portas para aqueles que são anjos e nos ajudam a salvar vidas. Se não fossem eles, nós não teríamos como ajudar. Então só posso agradecer e pedir muita saúde para continuar, pois é um gesto que é de um valor imensurável, não tem preço”, afirmou a gerente de doação de sangue, Gian Carla Zanella.

O MT Hemocentro tem registrados em todo o Estado 288.122 doadores voluntários, sendo que desse total, 172.710 estão na grande Cuiabá. A média de doação mensal é de 3.600 bolsas de sangue, porém nem todas são aproveitadas, pois está incluso nesse número os descartes subjetivos e as bloqueadas.

Além do serviço de coleta de doação de sangue, que são destinados aos hospitais públicos e prontos-socorros, o MT Hemocentro atende cerca de 700 pacientes por mês no ambulatório de Hematologia e realiza aproximadamente 1.400 procedimentos entre transfusão de sangue e de plaquetas, infusão de medicamentos e exames laboratoriais para esses pacientes em tratamento.