Governo de Mato Grosso

Notícia

06/12/2018 - Rose Velasco SES/MT

SAMU reativa projeto para prevenir trotes em MT

Projeto Samuzinho<br /><strong style='font-size:10px;'>(foto: Assessoria SES/MT)</strong>

Projeto Samuzinho
(foto: Assessoria SES/MT)

A Escola Estadual Senador Azeredo vai receber nesta sexta-feira (07.12), em período integral, os técnicos do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que vão realizar a primeira atividade do projeto Samuzinho, retomando a programação que parou de ser desenvolvida em 2014 em escolas públicas e particulares.

O Projeto Samuzinho foi criado pelo Ministério da Saúde no ano de 2007 e tem como objetivo principal conscientizar crianças do ensino fundamental de escolas públicas e privadas, sobre quando acionar corretamente, de acordo com os casos, o SAMU pelo telefone 192.

Segundo dados estatísticos do SAMU, o número 192, até o mês de outubro deste ano, recebeu 110.902 ligações, das quais 33.316 foram trotes, que representam 23% do total. É importante salientar que a grande maioria dessas ligações, foi realizada nos horários de entrada e saída das escolas e durante os intervalos das aulas.

De acordo com a superintendente do SAMU, Bruna Karoline de Almeida Santiago, essas ligações, além de ocupar as linhas telefônicas, muitas vezes geram deslocamento desnecessário de recursos, envolvendo ambulâncias e motolâncias, ocasionando consequentemente a demora no atendimento para as solicitações que realmente necessitam dos serviços especializados.

Durante as aulas as crianças aprenderão de forma lúdica e dinâmica como ocorre todo atendimento inicial do SAMU 192, desde as funções de cada servidor que se encontra na Central de Regulação de urgências (CRU), localizada na capital Cuiabá. 

Na execução do Projeto nas Escolas, os profissionais da saúde vão orientar quais os casos em que o SAMU é indicado para ser acionado, além de receberem aulas práticas de primeiros socorros.

“Assim, de modo geral conseguimos realizar ações através do Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do SAMU MT, melhorando o serviço, apresentando informações sobre o mesmo e obtendo como resultado a melhoria da qualidade das ações fornecidas e prestadas à sociedade”, concluiu Bruna Karoline de Almeida Santiago, Superintendente do SAMU MT.

A partir de 2019 o projeto terá continuidade com o agendamento de atividades em outras escolas. As unidades interessadas em receberem o projeto Samuzinho podem manter contato com o SAMU por meio do telefone (65) 3317-3200 e solicitar o agendamento. O SAMU também confeccionou uma cartilha educativa específica sobre o projeto para ser distribuído nas escolas.

Mais Notícias

Ler mais notícias