07/12/2018 - Ana Cláudia Guimarães

Evento discute o fortalecimento das práticas de Educação Permanente em Saúde

Representantes dos 16 Escritórios Regionais de Saúde participaram nos dias 5 e 6 de dezembro do Seminário de Socialização e Validação dos Produtos das Oficinas do Programa para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no SUS (Sistema Único de Saúde). O programa foi instituído pela Portaria 3194/GM/MS/2017 (PRO-EPS-SUS).

O evento reuniu, na Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, representantes da Baixada Cuiabana, Rondonópolis, Juína, Juara, Alta Floresta, Colíder, Peixoto de Azevedo, Sinop, Água Boa, Barra do Garças, Porto Alegre do Norte, São Felix do Araguaia, Cáceres, Pontes e Lacerda, Diamantino e Tangará da Serra. O objetivo do seminário foi estimular, acompanhar e fortalecer a qualificação profissional dos trabalhadores para a transformação de suas práticas em direção ao atendimento dos princípios fundamentais do SUS (Sistema Único de Saúde).

No evento, segundo a diretora da Escola de Saúde Pública da SES/MT, Carmen Silvia Campos Machado, os participantes puderam trocar experiências durante as oficinas macrorregionais das quais participaram neste ano, ocorridas entre agosto e outubro, nas quais se teve a avaliação e consolidação de indicadores, o que permite novas vivências e trocas de saberes entre os profissionais.

Em algumas regiões, a educação permanente foi retomada recentemente, como por exemplo, no Escritório Regional de Cáceres. Para isso, o município organizou uma oficina macrorregional que reuniu os 17 municípios para um levantamento da necessidade de educação permanente para o estado de Mato Grosso, mais especificamente para aquela região, ocasião em que foram coletadas sugestões para o estado. Como resultado, os produtos tanto dessa oficina quanto das outras organizadas em todo o Estado foram trabalhadas neste seminário, fazendo assim uma consolidação desse material, que vai dar subsidio para a construção do Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde.