Governo de Mato Grosso

Notícia

12/12/2018 - Assessoria SES/MT

Hospital Regional de Sinop realiza mostra de estágio e pesquisa em Enfermagem

Educação e Saúde<br /><strong style='font-size:10px;'>(foto: Assessoria SES/MT)</strong>

Educação e Saúde
(foto: Assessoria SES/MT)

O Hospital Regional de Sinop e a Universidade de Cuiabá realizaram a “Mostra de Estágio e Pesquisa em Enfermagem do HRSINOP”. O evento é resultado de pesquisas realizadas pelos estagiários do 10º Semestre do curso de Enfermagem da (UNIC) com os profissionais da saúde da unidade hospitalar, com o objetivo de evidenciar o conhecimento de temas relacionados à segurança do paciente e do colaborador.

Os projetos foram apresentados pelos alunos sob orientação das professoras supervisoras do estágio de Enfermagem e as temáticas abordadas foram: conhecimento da equipe de enfermagem acerca dos tipos de isolamento e precauções nos setores de clínica médica e cirúrgica do Hospital Regional de Sinop; Higienização das mãos - percepção e prática entre os profissionais de enfermagem; prevenção de contaminação cruzada em UTI; a percepção dos profissionais de enfermagem sobre a importância do CME no ambiente hospitalar; e a atuação da equipe de enfermagem na punção venosa periférica.

Os trabalhos de pesquisa também tiveram a avaliação das enfermeiras coordenadoras de setores do HRSINOP, como as coordenações do Centro Cirúrgico e CME, UTI e Clínicas. Para a coordenadora da UTI do Hospital Regional de Sinop, Nalu Rodrigues Felix, a pesquisa dos estagiários serviu para que os estudantes pudessem ter a real visão da assistência na unidade.

“O trabalho desenvolvido pelos alunos é extremamente importante porque apresenta para eles o dia a dia de cada setor no hospital e o que cada profissional da enfermagem precisa fazer para se adaptar com as situações de rotina. Serviu também para que eles tivessem oportunidade de interagir com os profissionais e, principalmente, administrar problemas que diariamente vão enfrentar na profissão e que precisam ser solucionados de maneira correta sem interferir no atendimento ao paciente, observando e realocando situações sem fugir das normas vigentes de atendimento do SUS”, conta Nalu Rodrigues.

A enfermeira supervisora da disciplina de estágio supervisionado do curso de Enfermagem da UNIC no Hospital Regional de Sinop, Cláudia Zangrande, destaca que a pesquisa no ambiente hospitalar é de suma relevância para a prática na área da saúde, e contribui para o trabalho dos profissionais, que precisam estar sempre atualizados.

 “Estamos imensamente gratos pelo apoio de cada um dos profissionais do Hospital Regional de Sinop que tornaram possível a concretude desses estudos, que tiveram como tema principal ‘A atuação da equipe de enfermagem na segurança do paciente’, trabalhando lacunas que possam existir a fim de realizar os atendimentos com segurança e qualidade”, completou.

“Sem dúvida a experiência do estágio é valiosa para cada um de nós estudantes, pois antes de conhecermos uma instituição de saúde, apenas imaginamos como acontecem os processos. Por isso a oportunidade do estágio é boa para ambos os lados, para nós alunos e para os profissionais do Hospital Regional, que foram abertos e nos permitiram conhecer, compartilhar conhecimentos e comparar teoria e prática”, conclui o estagiário Roberto Sudré Camargo. 

Mais Notícias

Ler mais notícias