12/12/2018 - Rose Velasco

A Escola de Saúde Publica conclui a Formação de três turmas de Cursos Técnicos

A Escola de Saúde Pública do Estado realiza a formação de profissionais da área da saúde nesta quinta-feira, dia 13 de dezembro, às 18 horas, no auditório da ESP/MT. O Curso Técnico em Vigilância em Saúde surgiu devido ao grande número de trabalhadores atuantes nas Vigilâncias dos municípios sem a profissionalização específica para atuação na complexidade desta área. Com a descentralização de ações e serviços e devido a grande extensão territorial do Estado, o curso vem sendo descentralizado por meio de pactuação com os municípios e em parceria com as microrregiões de Saúde. Para realizar as ações de Vigilância em Saúde nos municípios da Baixada Cuiabana, de acordo com o Plano de Educação Permanente em Saúde 2009-2010 (pactuação regional), foi demandado o curso técnico de Vigilância em Saúde, sediado em Cuiabá, com vagas para os 11 municípios da microrregião. As vagas foram pactuadas na CIB regional, bem como a assinatura do Termo de Compromisso firmado com as Prefeituras Municipais dos municípios de abrangência da Regional de Saúde. O curso tem por objetivo formar profissional de nível Técnico em Vigilância em Saúde, desenvolvendo competências profissionais para o exercício interdisciplinar e multiprofissional de ações que auxiliem na promoção, prevenção e recuperação da saúde de indivíduos e grupos sociais, em domicílios e coletividade, comprometidos com os princípios e diretrizes do SUS. Com carga horária total de 1.600 horas compreendendo teoria, atividades práticas e estágio supervisionado, sendo desenvolvidas diversas atividades promovendo uma formação baseada em ações de promoção, prevenção, controle e redução de riscos e danos ambientais, sanitários e ocupacionais. Os alunos são trabalhadores da vigilância em saúde dos municípios que compõe a Baixada Cuiabana – Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antonio do Leverger, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Poconé e Planalto da Serra, com atuação na área de vigilância sanitária, controle de zoonoses e vigilância epidemiológica.

Curso Técnico em Hemoterapia

O curso de Técnico em Hemoterapia foi implantado pela ESPMT em 2013 em parceria com Hemocentro MT, visando a ampliação da assistência prestada pelo SUS e também a formação dos trabalhadores que atuam nas hemoredes e que não possuem as formações específicas para o desempenho das funções na área de Hemoterapia no Estado, que atualmente vem destacando no tratamento de patologias que necessitam da medicina Transfusional e na captação de doadores de Medula Óssea.

Esses profissionais deverão atuar nos hemocentros, hemonúcleos, Unidades de Coleta e Transfusão (Ucts), Agências transfusionais (Ats), Centros de Pesquisas e Hospitais Regionais para realizarem funções como triagem hematológica, sorológica e imunohematológia de candidatos a doadores de sangue, bem como pesquisas imunohematologicas em receptores de sangue e candidatos a transplante de medula óssea (TMO), cuidados a pacientes em transfusão, conhecer sinais e sintomas de reações transfusionais, investigação de reações transfusionais e cuidados nos processos de Aférese.

O curso Técnico em Hemoterapia teve seu início em novembro de 2013, com aulas na sede da ESPMT, com 36 alunos matriculados, vindos dos municípios: Sorriso, Tangará da Serra, Mirassol D’oeste, Barra dos Bugres, Água Boa, Pontes e Lacerda, Canarana, Rondonópolis, Cáceres, Guarantã do Norte, Paranatinga, Alta Floresta, Sapezal, Várzea Grande, Alto Araguaia, Colíder, Poconé, São José dos Quatro Marcos, Porto Alegre do Norte, Poxoréo, Primavera do Leste, Confresa, Jaciara, Nova Xavantina, São Félix do Araguaia, Cuiabá.

Em 2015 suas atividades foram interrompidas, retornando somente em 2016 com as suas atividades e tendo seu dezembro de 2018.

Técnico em analise clinica- Pontes e Lacerda

O Curso Técnico em Análises Clínicas tem como objetivo formar os profissionais de nível médio que atuam nos laboratórios de analises clínicas dos municípios de abrangência da regional de pontes e Lacerda, responsáveis pelo serviço de apoio diagnóstico, uma vez que estes trabalhadores desenvolvem ações em seu local de trabalho, sem a devida formação técnica na área. Diante deste contexto apresentado a ESPMT procurou atender a demanda dos municípios pertencentes ao Escritório Regional de Saúde de Pontes e Lacerda, com o referido curso: Pontes e Lacerda, Nova Lacerda, Comodoro, Jauru, Conquista D`Oeste, Vila bela da Saníssima Trindade, Campos de Júlio, Sapezal.

O Curso teve inicio em 2014. Em 2015 houve paralisação do mesmo, e teve seu retorno em setembro de 2018 e término em dezembro de 2018.