Governo de Mato Grosso

Notícia

20/12/2018 - Assessoria SES/MT

Lacen/MT investe mais de R$ 1,5 milhão em equipamentos laboratoriais

O Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen/MT) fecha o ano de 2018 fazendo um balanço dos investimentos realizados em diversos equipamentos laboratoriais para suprir a necessidade dos setores do Laboratório e visando também a melhoria e segurança nos resultados.

Dentre os equipamentos adquiridos, estão entre eles refrigeradores, freezers científicos, cabines de seguranças biológicas, balanças analíticas, lavadora e termodesinfectadora, termociclador em tempo real (RTPCR), estufas, centrífugas e o equipamento de Espectrometria de Massa (MALDI-TOF MS).

“O Lacen/MT é o primeiro laboratório do Estado de Mato Grosso a possuir esse equipamento, MALDI-TOF MS, e um dos poucos laboratórios do país, sendo o segundo laboratório da região Centro Oeste”, frisou Marco Andrey Pepato, diretor do Lacen/MT. A tecnologia Espectrometria de Massa por Tempo de Voo – Ionização/Dessorção a Laser Assistida por Matriz (em inglês: Matrix-Assisted Laser Desorption/Ionization – Time of Flight Mass Spectrometry - MALDI-TOF MS), utiliza de íons de massa e carga diferentes, que quando submetidos a um campo elétrico se deslocam, e a distância percorrida em determinado tempo é calculada, sendo esta metodologia a mais moderna e confiável do mercado atualmente.

O MALDI-TOF MS, com custo avaliado em mais de R$ 1 milhão, é considerado uma ferramenta revolucionária na Microbiologia, uma vez que permite a identificação de bactérias e fungos em poucos minutos e com maior precisão, proporcionando assim uma maior agilidade na obtenção dos resultados finais em relação aos outros sistemas de identificação até então utilizados. “Além do diagnóstico agilizado, a metodologia deste permitirá também o avanço na pesquisa do Mato Grosso”, concluiu o diretor.

Mais Notícias

Ler mais notícias