Governo de Mato Grosso

Notícia

23/01/2019 - Ana Lazarini e Rodolfo Pires

Parceria entre SES e Sistema Penitenciário incentiva projeto de ressocialização

Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos foi efetivada, nesta quarta-feira (23.01), com a realização de trabalho de jardinagem pelos reeducandos do Centro de Ressocialização de Cuiabá na estrutura da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT).

Como explica a diretora da Escola e presidente do Conselho da Comunidade de Execução Penal de Cuiabá, Silvia Tomaz, a parceria visa promover o trabalho como forma de integração e ressocialização, além de possibilitar economia aos cofres públicos. “É uma ação que só proporciona ganhos à administração pública”, avalia.

O diretor do Centro de Ressocialização de Cuiabá, Winkler de Freitas Teles, falou sobre a importância do projeto de integração. “Na Escola de Saúde Pública, a ação ocorrerá durante três dias e envolverá mais de 10 reeducandos. Esse trabalho é uma forma de reintegrá-los à sociedade.”

Sobre o projeto

Diversos grupos de reeducandos prestam serviços no setor público, seja por mão de obra remunerada ou voluntária. Os serviços remunerados são prestados em órgãos como as Secretarias de Fazenda e de Educação, Sejudh, Defensoria Pública, OAB, Prefeitura de Cuiabá e Fundação Nova Chance.

Já a colaboração voluntária levou serviços como limpeza, pintura, jardinagem, a delegacias de Cuiabá e Várzea Grande e unidades da Polícia Militar. Todos os trabalhos externos dos reeducandos são realizados com prévia autorização da Justiça. Os trabalhos de limpeza duram, em média, de 3 a 4 dias. 

O Centro de Ressocialização de Cuiabá é uma das unidades do sistema penitenciário estadual com maior número de atividades de ressocialização para reeducandos. São desenvolvidos trabalhos em marcenaria, fábrica de móveis de fibra sintética, horta, evangelização, coral e estudos.

Mais Notícias

Ler mais notícias