Governo de Mato Grosso

Notícia

07/02/2019 - Ana Lazarini - SES-MT

Secretário assume presidência do Conselho Estadual de Saúde

Reunião do Conselho Estadual de SaúdeASCOM

Reunião do Conselho Estadual de SaúdeASCOM

O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, assumiu o posto de presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES-MT) na tarde de quarta-feira (06.02). Em reunião com os conselheiros, Figueiredo falou sobre o atual panorama da Saúde do Estado e debateu pautas suscitadas pelos representantes de classe.

De acordo com o gestor, o Conselho Estadual de Saúde tem a importante missão de convergir esforços para a realização de melhores ações na área, bem como auxiliar o exercício de gestão e monitoramento da pasta.  

“Temos mais de 400 milhões de restos a pagar e vivemos uma gestão que tem a transparência como característica fundamental. Toda e qualquer informação que eu entender como relevante, trarei para o conhecimentos dos conselheiros e ficarei a inteira disposição dos representantes de classe”, enfatizou o secretário e presidente.

Dentre as pautas abordadas no encontro, destacaram-se temas relacionados à possibilidade de criação do eixo de Saúde Mental na Conferência Nacional de Saúde, à retomada da Comissão Especial voltada para a avaliação dos tratamentos de câncer e ao aprimoramento do sistema de regulação do Estado.

A contratação dos serviços de Organizações Sociais de Saúde (OSS) também pautou o debate e, no que se refere à questão, os conselheiros manifestaram posição amplamente contrária às administrações realizadas por essas organizações. Os representantes de classe ainda relembraram que, em 2012, o Conselho Estadual de Saúde reprovou a resolução das OSS.

“As gestões dessas organizações soam como muito prejudiciais para os cofres públicos e as áreas de controle e avaliação. A partir de agora, serão priorizadas as visitas de avaliação e a elaboração de relatórios, como forma de garantir um monitoramento”, concluiu o secretário.

Mais Notícias

Ler mais notícias