Governo de Mato Grosso

Notícia

14/02/2019 - Rose Velasco e Ana Lazarini | SES-MT

Programa supera meta na área da Saúde em Mato Grosso

 <br /><strong style='font-size:10px;'>(foto: Ministério da Saúde)</strong>


(foto: Ministério da Saúde)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) obteve resultado 5% superior à expectativa de cobertura de serviços em Saúde para gestantes e crianças atendidas pelo Programa Bolsa Família (PBF) em Mato Grosso. O órgão atribui o bom resultado ao esforço e apoio de profissionais dos 141 municípios e servidores dos 16 Escritórios Regionais de Saúde.

A meta inicial do Estado era atingir 68% de alcance, mas registrou 73% em cobertura dos serviços. Os dados são relativos ao ano de 2018 e mostram que 73% dos públicos-alvo do PBF Saúde obtiveram o atendimento pré-natal, a vacinação, a pesagem e medição de estatura.

De um total de 308.148 beneficiários a serem contemplados no Estado, a área da Saúde conseguiu atender a 225.117 cidadãos. Em todo o país, a média de cobertura foi de 75,55%.

Coordenadora estadual do PBF Saúde, Jane Taveira explica que – de agosto de 2018 a janeiro de 2019 – o Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família na Saúde esteve disponível na Plataforma e-Gestor AB e aberto para registro dos dados. De acordo com a servidora, a mudança de plataforma desencadeou uma reorganização do processo de trabalho e modificou a forma de acompanhamento, sendo curto o período de adaptação dos municípios.
 
“Por meio do novo sistema, foi possível a individualização dos acompanhamentos, a valorização de cada atendimento realizado na Atenção Básica e a efetiva integração com o e-SUS AB. Desta forma, foi reduzido o retrabalho dos profissionais e valorizado o principal sistema de informação da Atenção Básica”, ponderou.

Mais Notícias

Ler mais notícias