Governo de Mato Grosso

Notícia

22/05/2019 - Assessoria | SES/MT

SES integra oficina nacional de planejamento de ações de educação na área da saúde

Equipe da Escola de Saúde Pública em Evento do Ministério da Saúde

Equipe da Escola de Saúde Pública em Evento do Ministério da Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT), participa nos dias 21 e 22 de maio, em Brasília, da Oficina Nacional de Planejamento das Atividades da Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RET-SUS). O evento promovido pelo Ministério da Saúde tem o objetivo de colaborar com o fortalecimento da educação profissional e técnica na área da saúde.

“Esta reunião é muito importante para as escolas que compõem a RET-SUS. Neste evento, reunimos aproximadamente 100 pessoas de todo o país com o objetivo de elaborar um Plano de Ação para o próximo biênio. É um evento que representa a retomada do fortalecimento do ensino profissional e técnico”, pontuou Vanessa Murta Rezende, da Coordenação Geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde, do Ministério da Saúde.

A oficina nacional busca favorecer a construção compartilhada do planejamento anual – para os anos de 2019 e 2020 – das atividades das Escolas Técnicas ligadas ao SUS e alinhadas com as políticas do Ministério da Saúde, visando ao fortalecimento da Educação Profissional de Nível Técnico em saúde no Brasil.

“Este é um momento extremamente significativo para os trabalhadores do SUS, é um evento que reúne todas as Escolas Técnicas em Saúde do Brasil e visa ao planejamento estratégico da formação de profissionais de nível médio no SUS. O Estado de Mato Grosso está representado nesta ocasião e a nossa expectativa é muito positiva, pois é sinalizada a possibilidade de repasse de recursos para a formação de nível médio em nosso Estado”, avaliou a diretora da ESP-MT, Silvia Tomaz, durante participação no encontro.

A ação é viabilizada pelo Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES), da Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), por meio da Coordenação Geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde (SGATES).

Na ocasião, também estiveram representadas a Organização Pan-americana de Saúde, na pessoa da coordenadora da unidade técnica de capacidades humanas para a saúde, Mônica Padilla; o Ministério da Educação, na pessoa de Rubens Martins e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde, na pessoa de Haroldo Pontes.

Mais Notícias

Ler mais notícias