08/11/2019 - Fernanda Nazário | SES-MT

Telessaúde exibirá web aula sobre fator de risco para o tabagismo

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio do projeto Telessaúde, realizará, na próxima terça-feira (12.11), às 14h, uma web aula sobre a família como fator de risco para o tabagismo.

Podem participar da aula profissionais dos Hospitais Regionais da Saúde, dos Escritórios Regionais de Saúde, das Secretarias Municipais de Saúde e outros que atuam na área e tenham interesse pelo tema.

Os interessados podem acessar este link 15 minutos antes do início da transmissão e se inscreverem gratuitamente. Após o curso, os participantes receberão um certificado equivalente à 2h/aula.

A aula será ministrada pela pneumologista e mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Keyla Maia.

O tabagismo

O tabagismo é considerado uma das principais causas de mortes evitáveis, sendo responsável por cerca de três milhões de óbitos anuais em todo o mundo, o equivalente a 12% da mortalidade adulta.

A maioria dos fumantes iniciaram a prática ainda quando adolescentes. Além das características individuais como fator de risco, destaca-se ainda o papel da família e do grupo social no qual adolescentes e jovens estão inseridos.