Estão abertas as inscrições para curso gratuito em auriculoterapia
Luiza Goulart | SES-MT
Os profissionais de saúde da Atenção Primária de Mato Grosso já podem se inscrever para uma das 250 vagas de curso de formação em auriculoterapia, também conhecida como acupuntura auricular, até o dia 18 de junho pelo site https://auriculoterapiasus.ufsc.br.
Com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o curso é gratuito e oferecido pelo Ministério da Saúde em convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A capacitação terá início no modelo de Ensino à Distância (EAD) no dia 26 de junho, com carga horária de 75 horas e, depois, contará com uma aula prática presencial de cinco horas em agosto, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
Podem se inscrever profissionais de nível superior da Atenção Primária, lotados em equipes de Saúde de Família, unidades básicas ou centros de saúde tradicionais, Academia da Saúde, Equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde (E-Multi), atenção domiciliar, atenção básica prisional, consultórios de rua, de saúde fluvial e similares, e de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDR).
Segundo a coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde da SES, Rosiene Pires, as Práticas Integrativas em Saúde (PIS), como a auriculoterapia, são ferramentas terapêuticas de cuidado importantes, de abordagem integral, nas dimensões do ser físico, emocional, mental e social.
“Auriculoterapia é uma PIS recomendada para o tratamento de condições clínicas comuns na Atenção Primária à Saúde, como alcoolismo, tabagismo, ansiedade, cefaleia, constipação, depressão, insônia, obesidade, rinite, náusea e vômito”, explicou.
Caberá aos municípios arcarem com despesas de deslocamento e diária do profissional inscrito para a aula prática em Cuiabá. Os instrutores são professores da UFSC e a certificação será emitida pela universidade com carga horária de 80 horas.
O que é auriculoterapia
A auriculoterapia é uma técnica de estimulação de pontos específicos da orelha, geralmente por meio do uso de sementes vegetais esféricas aderidas à pele. Ela é associada à medicina tradicional chinesa, mas nas últimas décadas também se acumularam conhecimentos científicos sobre a conexão dessa estimulação com outros locais e funções do organismo.
Na Atenção Primária à Saúde, a auriculoterapia tem sido usada após avaliação clínica pela equipe de saúde da família, em atendimentos individuais e coletivos para diversos tipos de situações. Ela pode ser utilizada como tratamento principal ou, mais comumente, em associação com outras práticas terapêuticas.
Notícias Populares
- Einstein inicia recrutamento de profissionais para o Hospital Central
- Governo de MT convoca 59 profissionais classificados no concurso público da SES
- Einstein tem vagas abertas para a equipe do Hospital Central em Cuiabá
- Governo de MT publica mais 144 nomeações do concurso público da Saúde
- Einstein tem mais de 70 vagas abertas para o Hospital Central
Últimas Notícias
- Doador de sangue do MT Hemocentro garante inscrição na Corrida de Reis
- Lacen realiza webinar sobre vigilância genômica nesta sexta-feira (12)
- Profissionais de comunicação devem se credenciar para inauguração do Hospital Central do Estado
- SES promove oficina sobre monitoramento da saúde da população
- SES conclui curso de análise espacial para a vigilância em saúde


