SES promove ações de incentivo à amamentação no Alto Tapajós
Luiza Goulart | SES-MT
A Secretaria de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) levou a equipe de Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável (Epamacs) para Alta Floresta, na região de saúde do Alto Tapajós, para três dias de ações, de terça a quinta-feira (8 a 10.7), com o objetivo de promover a amamentação.
O projeto ‘Epamacs na Estrada’, feito em conjunto com o Escritório Regional de Saúde (ERS) de Alta Floresta, reuniu trabalhadores da Saúde, Educação e Assistência Social de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Monte Verde e Paranaíta em uma mobilização para a implementação das estratégias de Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação e Alimentação Complementar Saudável.
Segundo a superintendente de Atenção à Saúde da SES-MT, Lenil da Costa Figueiredo, os técnicos discutiram os benefícios da amamentação e a organização dos processos de trabalho para que esse conhecimento, de fato, favoreça a saúde das crianças e das mulheres que amamentam.
“Foram debatidas as estratégias já em curso e aquelas que ainda serão implantadas em cada município, elaborando planos de ação possíveis de serem executados. O foco principal foi a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil para a qualificação da força de trabalho na Atenção Primária à Saúde”, destacou.
De acordo com o técnico responsável pela área da Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação, e Alimentação Complementar Saudável, Rodrigo Carvalho, a Vigilância Sanitária de Alta Floresta se comprometeu a articular ações educativas para que os estabelecimentos comerciais cumpram a NBCAL (Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância).
“Fizemos reuniões pontuais com instituições públicas e privadas para a cooperação mútua na implementação estratégica. Além disso, articulamos ações para o fortalecimento de projetos de extensão e pesquisa na Faculdade de Alta Floresta (Uniflor). Eles vão criar uma sala de apoio à amamentação para as trabalhadoras e as estudantes, o que também foi combinado em reunião com a equipe da fábrica da JBS”, contou.

Os técnicos da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde e do Escritório Regional de Saúde de Alta Floresta ainda visitaram o atual Hospital Regional de Alta Floresta, para conversar sobre o credenciamento e a habilitação de novos serviços e estratégias de amamentação.
A Prefeitura de Nova Bandeirantes enviou uma caixa cheia de frascos de vidro arrecadados na campanha Maio Branco, que serão entregues ao Centro Estadual de Referência de Bancos de Leite Humano.
Saiba mais sobre o projeto Epamacs na Estrada
Esta foi a segunda edição do projeto, que visa fortalecer e implementar ações voltadas ao aleitamento materno nos municípios de cada região de saúde de Mato Grosso. A primeira visita foi realizada no Vale do Peixoto em maio de 2025.
“Viajamos de acordo com as possibilidades dos Escritórios Regionais de organizarem as atividades propostas e já temos mais três edições agendadas”, informou Carvalho.
A equipe atuará no Vale do Arinos, de 22 a 24 de julho, na região do Garças Araguaia, de 5 a 7 de agosto, e no Oeste Mato-grossense, de 27 a 28 de agosto.
Notícias Populares
- Einstein inicia recrutamento de profissionais para o Hospital Central
- Governo de MT convoca 59 profissionais classificados no concurso público da SES
- Einstein tem vagas abertas para a equipe do Hospital Central em Cuiabá
- Governo de MT publica mais 144 nomeações do concurso público da Saúde
- Einstein tem mais de 70 vagas abertas para o Hospital Central
Últimas Notícias
- Farmácia Estadual mantém atendimento mesmo com instabilidade em sistema nacional
- Ala pediátrica do Hospital Central do Estado foi criada para oferecer ambiente acolhedor para crianças
- SES promove curso para fortalecer cuidados contra a tuberculose
- Doador de sangue do MT Hemocentro garante inscrição na Corrida de Reis
- Hospital Central do Estado será referência nas cirurgias de casos graves


