EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA

SES-MT promove capacitação sobre finanças para servidores

Luiza Goulart | SES-MT
05/08/2025
Secretaria Adjunta de Orçamento e Finanças ofertou um treinamento em Execução Orçamentária, Financeira e Contábil para melhorias da gestão
Treinamento sobre Execução Orçamentária, Financeira e Contábil foi realizada para servidores da Secretaria Adjunta de Orçamento e Finanças - Créditos: Luiza Goulart | SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizou, nesta terça-feira (5.8), no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), uma capacitação sobre Execução Orçamentária, Financeira e Contábil para servidores da Secretaria Adjunta de Orçamento e Finanças.

O secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, parabenizou a equipe pela iniciativa e destacou a importância do aprendizado contínuo dos servidores devido à complexidade do Orçamento Público.

“A área da saúde é um orçamento de quase R$ 5 bilhões. Estamos trabalhando com um tema que é difícil, que exige muito de todo o nosso time, por causa das atribuições, do elevado número de contratos, liquidações e aquisições, o que carece, logicamente, que a cada dia nós nos aprofundemos mais no que a norma diz, para que a gente possa fazer tudo de acordo com que a legislação determina, com a transparência necessária”, ressaltou.

Segundo a secretária adjunta de Orçamento e Finanças, Ivone Rosset, a capacitação teve o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento dos profissionais da área de finanças.

“Foram ministradas palestras sobre as fases da Execução Orçamentária e Financeira, com ênfase na Saúde Pública do Estado, e apresentados as soluções, os desafios e as atualizações de métodos, práticas e procedimentos sistêmicos. Isso é de grande valia para os novos servidores e é importante para promover o alinhamento técnico e funcional da área meio”, explicou Ivone.

O Controlador Geral do Estado, Paulo Farias Netto, palestrou sobre o programa de Integridade do servidor público estadual e destacou que o foco do trabalho é melhorar as entregas.

“Quando as empresas sabem que vão receber, elas conseguem diminuir os preços. E se ela diminui esse preço, é um custo menor para o Estado, a gente consegue entregar mais do que a gente tinha previsto. Veja como a credibilidade ela vem agregar valor para a gente. Então, trabalhar certo é bom. Trabalhar certo gera resultados para a gente, gera resultado para a sociedade”, destacou.

O secretário adjunto de Orçamento da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT), Ricardo Roberto Capistrano, ministrou uma apresentação sobre a programação financeira e o cronograma de desembolso atual da pasta. Houve ainda capacitação sobre tributos, orçamento e finanças, e sobre o Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado de Mato Grosso (Sistema Fiplan).

Evolução do trabalho na Saúde

Durante a abertura do evento, Gilberto Figueiredo recordou as condições de trabalho que a Secretaria tinha no início da gestão, quando a pasta devia mais R$ 600 milhões para municípios e fornecedores.

“Estávamos há 11 meses sem repassar um centavo sequer para os municípios, daquelas pactuações, obrigações da Secretaria de Estado de Saúde. E, desde o primeiro dia da nossa gestão, nós temos honrado todos os compromissos de repasse com os municípios de Mato Grosso. Nós estamos há mais de 75 meses rigorosamente adimplentes com todos os municípios de Mato Grosso, sem exceção”, disse Gilberto.

Ele também comemorou as importantes entregas para a população de Mato Grosso e disse que o Governo está focado em concluir os projetos na área da saúde.

“Começo citando o Hospital Central, as novas instalações do Lacen, a nova estruturação do Cridac, o Centro Logístico de Abastecimento e Distribuição, que vai servir a todas as secretarias do Governo, as instalações reformadas do Hospital Adauto Botelho, as novas instalações do Cermac, do MT Hemocentro, a reforma completa e ampliação da Secretaria de Estado de Saúde, a reforma dos 16 Escritórios Regionais de Saúde, e a construção de mais cinco novos hospitais”, concluiu.

Compartilhe