Parceria entre SES e UFMT resulta em ebook sobre alergia alimentar
Ana Lazarini e Arielly Barth | SES-MT
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) lançou o ebook “Alergia Alimentar: conheça um pouco mais sobre o tema”. O material é resultado de uma parceria entre a equipe técnica de Alimentação e Nutrição da SES e alunos da faculdade de nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
O lançamento do material ocorreu no dia 8 de maio, durante um web encontro organizado pela SES-MT em parceria com a coordenadoria de Alimentação Escolar da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). A apresentação do ebook integra a programação da Semana Estadual de Conscientização sobre a Alergia Alimentar, celebrada entre 13 a 17 maio e instituída pela Lei Estadual Nº 11.237/2020.
A nutricionista da Equipe Técnica de Alimentação e Nutrição, Jane Taveira, ressalta a importância da colaboração entre a SES e a UFMT, em que os alunos-estagiários da instituição realizam projetos que contribuem para a Secretaria.
“O ebook foi realizado pela então estagiária da SES, hoje nutricionista formada pela UFMT, Catíuscia Farias de Souza. Temos estagiários da UFMT e eles precisam propor um projeto, deixar um produto que colabore com as ações voltadas para a área de Alimentação e Nutrição da SES. Ela elaborou o ebook com a supervisão da professora responsável e a minha, como preceptora”, disse.
O superintendente de Atenção à Saúde da SES, Diógenes Marcondes, destaca a importância do trabalho desenvolvido por estagiários da Secretaria, em parceria com a UFMT.
“A parceria com o curso de nutrição da UFMT possibilita o diálogo entre a academia e a gestão pública, além da produção conjunta de artigos, cartilhas, panfletos, folders, e-books e outras publicações que agregam aos serviços de saúde. Podemos dizer que um dos resultados dessa parceria é o ebook sobre alergia alimentar”, pontuou.
O web encontro foi transmitido no canal de YouTube da Escola de Saúde Pública e contou com a participação de profissionais de Mato Grosso e do Brasil, entre eles, a bioquímica e doutora, Alessandra Chaves, que abordou o Projeto de Lei n° 884/24 sobre a inclusão da caneta de adrenalina autoinjetável entre os medicamentos fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A procuradora do Estado do Rio de Janeiro e cofundadora das iniciativas “Põe no Rótulo” e “Alergia Alimentar Brasil”, doutora Fernanda Hack, também integrou o web encontro, assim como a médica alergista, doutora Ana Carolina Souza Santos, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) regional de Mato Grosso.
A coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde da SES, Rosiene Pires, enfatizou que o evento foi uma oportunidade para fortalecer a comunidade. A transmissão do evento já superou a marca de 1.200 visualizações na plataforma.
“O evento não apenas proporcionou uma oportunidade única de aprendizado, mas também fortaleceu a comunidade. Tivemos aproximadamente 200 pessoas ao vivo em cada período e, até a data de hoje, 1.200 visualizações. O objetivo do encontro e do ebook é conscientizar e educar sobre o tema”, destacou.
O que é alergia alimentar?
A alergia alimentar é uma resposta exagerada do organismo a determinadas proteínas presentes nos alimentos. Envolve um mecanismo imunológico e tem apresentação clínica muito variável, com sintomas que podem surgir na pele, sistema gastrointestinal, respiratório e/ou cardiovascular. As reações podem ser leves, como simples coceira nos lábios, ou até mais graves, com o comprometimento de órgãos e potencial risco de óbito.
Apesar de poder se manifestar em qualquer época da vida, o quadro geralmente se inicia na infância. Dependendo do alimento e mecanismo envolvidos, a alergia pode se resolver até a adolescência ou persistir por toda a vida.
Os alimentos mais comuns de gerar a alergia são: leite, ovo, soja, trigo, amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar. O Brasil institui que existem 18 tipos de alimentos que causam alergias alimentares e devem ser declarados nos rótulos e em documentos internos das empresas fabricantes.
Notícias Populares
- Einstein inicia recrutamento de profissionais para o Hospital Central
- Governo de MT convoca 59 profissionais classificados no concurso público da SES
- Governo de MT publica mais 144 nomeações do concurso público da Saúde
- SES abre inscrições para curso de Especialização em Gerontologia
- Einstein abre vagas para médicos no Hospital Central de Alta Complexidade de Mato Grosso
Últimas Notícias
- SES investiga casos de dermatite em Lucas do Rio Verde
- SES articula ações de promoção à saúde mental no Setembro Amarelo
- SES alerta para baixa cobertura vacinal contra Covid-19 em Mato Grosso
- MT Hemocentro divulga calendário de coletas de sangue para setembro; tipo O- está em alerta
- Hospital Metropolitano realiza nono mutirão de cirurgias do ano e atende pacientes de 14 municípios de MT