Servidores do Lacen apresentam pesquisas sobre arboviroses e Covid-19 em congresso brasileiro

Servidores do Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (Lacen-MT), vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES), apresentaram trabalhos científicos na 59ª edição do Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP 2024), realizado em São Paulo.
Os projetos do Estado estão ligados às pesquisas sobre Covid-19 e arboviroses, seguindo a abordagem de ‘Saúde Única’, que integra a saúde de humanos, animais e ecossistemas.
Para a diretora do Lacen de Mato Grosso, Elaine Cristina, a participação no evento foi uma prova do compromisso em manter a qualidade e a eficiência nos serviços prestados à população mato-grossense.
“A presença dos nossos servidores neste congresso é um reflexo do trabalho contínuo do laboratório e da busca pela qualificação dos serviços de saúde em Mato Grosso. A troca de experiências e conhecimentos é fundamental para melhorarmos a assistência da nossa população na unidade central do nosso Estado”, afirmou Elaine.
Durante o encontro, o Lacen de Mato Grosso apresentou nove trabalhos científicos que abordaram temas de vigilância laboratorial, incluindo as arboviroses dengue, chikungunya, Mayaro e Oropouche — doenças causadas por vírus transmitidos principalmente por mosquitos — além de SARS-CoV-2, tuberculose e monitoramento da qualidade dos exames citopatológicos.
As pesquisas foram selecionadas para apresentação no evento e os autores dos trabalhos são os servidores Stephanni Figueiredo Da Silva, Julia Deffune Profeta Cidin Almeida, Maria Clara Pereira Leite, Claudio Luis Souza Campos, Rodrigo Burum Manuari, Alessandra Cristina Ferreira de Moraes, Ana Claudia Pereira Terças Trettel, Thayse Naiara Dapper, Artur Aburad de Carvalhosa, Waldicy Silva Costa, Silza Fátima Queiroz Rezende, Éden Carlos de Jesus, Arlei Takiuchi, Yehya Chakib GhalfI, Dejanira Dos Santos Pereira, Luana Barbosa Da Silva, Aline Silva Vieira, Doracilde Terumi Takahara, Michelly Lustre Fabre de Figueiredo, Juliano Silva Melo, Klaucia Rodrigues Vasconcelos e Elaine Cristina de Oliveira.
O MEDTROP 2024 é considerado o maior evento multidisciplinar em medicina tropical da América Latina, reunindo mais de 3 mil profissionais e promovendo discussões abrangentes sobre temas essenciais para a saúde pública.