Capacitação Laboratorial

A capacitação laboratorial é um dos pilares do LACEN-MT, que tem como um dos principais objetivos preparar os profissionais que desempenham análises de saúde pública para realizar procedimentos técnicos que garantem a qualidade e confiabilidade dos resultados laboratoriais conforme preconizados pelas esferas ministeriais. 

O LACEN-MT conta com uma equipe de profissionais que tem aptidão para desempenhar as análises com competência, seguindo as normas ISO 17025; ISO 9001; ISO 15189, normativas RDC e Notas Técnicas da ANVISA bem como a operação de softwares de entrada de dados e liberação de resultados, proporcionando a aprendizagem dos profissionais de saúde dentro do Estado de Mato Grosso.

- O LACEN-MT oferece as seguintes capacitações com certificações pela Escola de Saúde Pública/SES-MT:

  1. Análise de Água de Consumo Humano para o Programa de Monitoramento Vigiágua;
  2. Coleta, Armazenamento e Transporte de Amostras para Realização dos Exames de Quantificação Viral do HIV-1 e Hepatites Virais;
  3. Coleta, Armazenamento e Transporte de Amostras Biológicas Laboratoriais;
  4. Capacitação dos Profissionais de Saúde no Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial – GAL;
  5. Análise Laboratorial de lâminas para Leishmaniose Tegumentar;
  6. Análise Laboratorial de lâminas para Malária e Doença de Chagas Aguda;
  7. Capacitação e Atualização em Análise Laboratorial da Tuberculose e outras Micobactérias;
  8. Análise Laboratorial de lâminas para Tuberculose e Hanseníase;
  9. Capacitação no Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-TB) no equipamento Genexpert;

- Solicitação para realização da Capacitação:

As capacitações são gratuitas. O Município e/ou Escritório Regional de Saúde interessado, deverá encaminhar um e-mail para o setor de capacitação do LACEN-MT (capacitalacen@ses.mt.gov.br) juntamente com o ofício constando: a capacitação que necessita, quantidade de profissionais que irão ser capacitados e a justificativa da necessidade dessa capacitação.

- Inscrição:

Após o contato prévio por e-mail, o setor de capacitação enviará as orientações necessárias, informando a data disponível e o quantitativo de vagas de acordo com o cronograma de capacitação já estabelecido pela instituição, além da ficha de inscrição para que os profissionais preencham e encaminhem por e-mail novamente. 

Em caso de necessidade de remarcação, esta deverá ser realizada em até 30 (trinta) dias antes da realização da capacitação, para que o setor possa oportunizar outros profissionais para essa data.

Em caso de desistência, ou de não confirmação, o candidato perderá a vaga, sendo necessário reiniciar o processo de solicitação para que seja reagendada uma nova data. Próximo à data de realização da capacitação, o setor de capacitação encaminhará um e-mail solicitando a confirmação da participação do profissional.