Ambulatório Estadual de Atenção à Transexualidade

O que é o Ambulatório Estadual de Atenção à Transexualidade?

É um serviço ambulatorial especializado na assistência à saúde de pessoas transexuais e/ou travestis para acompanhamento clínico, acompanhamento pré e pós-operatório para cirurgia de redesignação sexual e hormonioterapia, com a finalidade de promover atenção especializada no Processo Transexualizador conforme anexo Ida Portaria GM/MS nº 2.803/2013.

 

Como ter acesso aos serviços:

A pessoa transexual e/ou travesti com interesse nos serviços do ambulatório, deverá comparecer a uma Unidade Básica de Saúde de seu município para consulta médica e obter o encaminhamento médico para o procedimento “CONSULTA ESPECIALIZADA NO PROCESSO TRANSEXUALIZADOR”. Na Unidade Básica de Saúde e, de posse do encaminhamento médico, deverá solicitar agendamento desta consulta no Sistema de Regulação (Sisreg), no setor responsável. Após o agendamento, o Ambulatório Estadual de Atenção à Transexualidade entrará em contato para informar a data e horário da primeira consulta.

Critérios para agendamento:

  • Pessoa transexual e/ou travesti com encaminhamento médico para o procedimento: "CONSULTA ESPECIALIZADA NO PROCESSO TRANSEXUALIZADOR", na modalidade ambulatorial;
  • Ter idade entre 18 e 75 anos;
  • Residir em um dos 142 municípios do estado de Mato Grosso.

O que trazer para consultar pela primeira vez:

  • Encaminhamento médico regulado pelo SISREG para o procedimento "CONSULTA ESPECIALIZADA NO PROCESSO TRANSEXUALIZADOR";
  • Documento pessoal com foto;
  • Cartão Nacional do SUS;
  • comprovante de endereço atualizado.

Contato:

Telefone: (65) 3613-5388 e (65)3613-5385

E-mail: transcermac@ses.mt.gov.br

Horário de atendimento: de 2ª a 6ª feira das 07:00h às 17:00h