Quem Somos
Quem Somos
Os Hemocentros são instituições públicas ou privadas que realizam atividades de hemoterapia e hematologia com o objetivo de fornecer sangue (seus componentes e hemoderivados), preferencialmente, aos hospitais da rede pública (Quando se tratar de Hemocentros Públicos) e, preferencialmente, diversos da rede privada (Quando se tratar de Hemocentros Privados), além do atendimento ambulatorial das patologias relacionadas com o sangue.
Os Hemocentros Públicos podem fornecer sangue aos hospitais privados quando houver necessidade e os Hemocentros Privados podem fornecer sangue aos hospitais da rede pública quando os bancos de sangue da rede pública estiverem com baixo estoque de sangue a ponto de impossibilitar o atendimento aos pacientes com doenças do sangue e os casos emergenciais que necessitam de sangue.
Nos Hemocentros da Rede Pública a doação de sangue é voluntária, anônima, altruísta, não remunerada e o sangue é repassado de forma gratuita aos Hospitais Públicos e aos Prontos Socorros. Nos Hemocentros Privados a doação de sangue é voluntária, anônima, não remunerada e o sangue é repassado de forma gratuita aos Hospitais Privados – os Hemocentros Privados cobram o custo da coleta do sangue: os insumos utilizados, reagentes, materiais descartáveis e a mão-de-obra especializada, inclusive honorários médicos.
As comunidades médica e científica, as Sociedades Internacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, a Organização Mundial da Saúde – OMS, a Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS e outras Organizações Humanitárias não admitem e desencorajam, enfaticamente, a coleta de sangue de doadores remunerados. Em muitos países é ilegal esse tipo de doação de sangue, mas em alguns países a doação remunerada é permitida e em outros países ainda existe a doação remunerada na forma de mercado negro.
Pessoas que recebem remuneração para doar sangue ou que complementam sua receita "doando sangue" (leia-se vendendo o sangue), que não fazem a doação de sangue de forma espontânea e altruísta não preocupam com a qualidade do sangue que possam estar "doando", por isso apresentam alto risco de transmitir doenças por meio do sangue vendido. Haja vista que sua principal motivação é o recebimento de recompensa monetária, ou outras gratificações, e não o desejo de salvar vidas e/ou melhorar a qualidade de vida de outras pessoas.
A doação de sangue remunerada ou profissional é proibida no Brasil. A Resolução-RDC da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária nº. 153, de 14 de junho de 2.004, que determina o Regulamento Técnico para os procedimentos hemoterápicos, incluindo a coleta, o processamento, a testagem, o armazenamento, o transporte, o controle de qualidade e o uso humano de sangue e seus componentes, obtidos do sangue venoso, do cordão umbilical, da placenta e da medula óssea, preconiza que "a doação de sangue deve ser voluntária, anônima, altruísta e não remunerada, direta ou indiretamente" (RDC nº. 153, artigo 1º., Anexo I, Item B.1).
Respeitando a normatização e orientação da RDC nº. 153, de autoria da ANVISA (www.anvisa.gov.br) , mas tendo como objetivo prestigiar os Doadores e estimular a Doação Voluntária de Sangue, o Estado de Mato Grosso instituiu a Lei nº. 7.713, de 11 de setembro de 2.002 – a qual garante aos Doadores Regulares de Sangue isenção na taxa de inscrição nos Concursos Públicos Estaduais. Entende-se por Doador Regular de Sangue os Doadores que tenham realizado a 3ª. (Terceira) Doação de Sangue antes da publicação do Edital de Concurso.
O Hemocentro Coordenador do Estado de Mato Grosso - Hemomat foi instituído no dia 15 de março de 1.994. Teve a sua estrutura organizacional modificada e recebeu nova denominação pela redação da Lei Complementar nº. 180, de 13 de julho de 2.004, passando a ser denominado MT - Hemocentro. Observemos o que preconiza o artigo 1º. da referida Lei Complementar:
"Fica criado o Hemocentro do Estado de Mato Grosso – MT - Hemocentro no âmbito da Secretaria de Estado de Saúde – SES".
O MT - Hemocentro disponibiliza todas as condições técnicas e segurança às pessoas que desejam ser Doadoras Voluntárias de Sangue e às pessoas que têm a intenção de fazer o seu cadastro para serem doadoras de Medula Óssea.