Projeto Rede Cidade da Saúde
O Projeto Rede Cidade da Saúde visa a contribuir para a ampliação da oferta de serviços em saúde no Estado de Mato Grosso, permitindo que mais pessoas tenham acesso ao cuidado de qualidade e que os recursos sejam usados de maneira mais eficiente.
Para isso, os profissionais envolvidos trabalham mapeando as necessidades em saúde para propor soluções efetivas em rede que facilitem o acesso da população aos serviços em territórios com alta demanda e baixa oferta. Além disso, serão recomendados modelos de gestão e financiamentos alternativos que permitirão um melhor uso do recurso público, apresentando boas práticas de contratos garantidoras de serviços de qualidade com melhor custo-benefício.
Simultaneamente, apoiarão a discussão dos processos operacionais da SES-MT fortalecendo seus mecanismos de gestão por meio da troca de conhecimentos e experiências. Isto impactará positivamente na qualidade da atenção em saúde ofertada aos cidadãos mato-grossenses.
Objetivos
- Mapear as necessidades em saúde e a oferta e demanda dos serviços de cuidado em Mato Grosso
- Recomendar e implementar modelos de financiamento e gestão alternativos para infraestrutura e operação no setor de saúde
- Fortalecer os instrumentos de gestão da SES-MT
O projeto Rede Cidade da Saúde é realizado por meio de um acordo de cooperação técnica entre o Governo do Estado de Mato Grosso e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS).
UNOPS
O UNOPS é o organismo das Nações Unidas que atua junto a governos, agências da ONU, organismos multilaterais e outros parceiros nas áreas de infraestrutura, gestão de projetos, compras públicas, gestão financeira e recursos humanos. Sua missão é ajudar as pessoas a construir vidas melhores e os países a implementar a Agenda 2030 e alcançar o desenvolvimento sustentável. No Brasil, o UNOPS apoia governos em diferentes áreas por meio de acordos de cooperação técnica. Com uma equipe com especialistas de ponta, o Escritório transfere conhecimentos, garantindo que recursos públicos sejam utilizados de forma eficiente e transparente e que os projetos sejam geridos com foco em sustentabilidade.
O UNOPS tem ampla experiência na área de saúde em projetos em diferentes partes do mundo, atuando nas áreas de infraestrutura, produtos farmacêuticos e material médico cirúrgico, equipamento médico e mobiliário. Na América Latina, trabalhou na construção do maior hospital da Nicarágua e na construção de hospitais na Guatemala, em El Salvador e no Haiti, por exemplo. No Brasil, atua em cooperação com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) na construção, incluindo a fase de desenho arquitetônico e supervisão de obras, de 8 hospitais universitários federais nos estados de Acre, Roraima, Rondônia, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Bahia. Em 2017, o Escritório publicou o livro Arquitetura para Saúde na América Latina. Já em 2016, adquiriu e distribuiu 101 milhões de doses de medicamentos atuou na construção, reforma ou projeto de 74 hospitais e 278 clínicas, em todo o mundo.