QUALIDADE DE VIDA

Cridac entrega 402 próteses ortopédicas e 1.729 cadeiras de rodas em 2025

Luiza Goulart | SES-MT
07/01/2026
Unidade da SES é referência em reabilitação à pessoa com deficiência no estado de Mato Grosso
Unidade entregou 2.818 aparelhos auditivos e 22 implantes cocleares (dispositivos implantáveis) até 15 de dezembro - Créditos: Luiza Goulart | SES-MT

O Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), concedeu 402 próteses ortopédicas sob medida, 1.729 cadeiras de rodas e 685 órteses pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de janeiro a 15 de dezembro de 2025.

Também foram entregues 340 meios auxiliares de locomoção, 2.818 aparelhos auditivos e 22 implantes cocleares (dispositivos implantáveis).

A unidade realizou 202.839 procedimentos de reabilitação e 23 procedimentos medicamentosos de usuários com Atrofia Muscular Espinhal (AME) no ano passado. Em parceria com o Hospital Estadual Santa Casa, os médicos do Cridac operaram 19 pacientes com pé torto congênito.

Os resultados superaram a meta estabelecida no plano de trabalho da Secretaria para o ano inteiro, que era de realizar 118.800 procedimentos de reabilitação, e entregar 2.220 aparelhos auditivos e 2.200 órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção da oficina ortopédica.

“No início do mês de dezembro foi comemorado o Dia Internacional da Luta da Pessoa com Deficiência. Então podemos comemorar os números do Cridac pelo excelente atendimento que presta aos pacientes de todo o Estado”, afirmou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.

Desde o início da gestão, em 2019, já foram concedidas 1.719 próteses sob medida, 3.586 órteses sob medida, 7.631 cadeiras de rodas e 12.640 aparelho auditivo. Também foram realizados 865.480 procedimentos de reabilitação nos últimos sete anos.

Segundo a secretária adjunta de Unidades Especializadas da SES, Patrícia Neves, a equipe do Cridac presta assistência integral aos pacientes, desde a entrega de materiais, em que os pacientes são acompanhados em cada fase do processo, até a emissão de laudos.

“Sempre realizamos mutirões, com o apoio das prefeituras para a logística de transporte e acomodação de pacientes, para conseguirmos fazer este grande volume de entregas à população. Os equipamentos e aparelhos podem ser solicitados nos postos de saúde, nas Unidades de Reabilitação (UDR) dos municípios e depois entregues no Cridac”, explicou.

Localizado no Centro Político Administrativo (CPA), ao lado do novo Hospital Central do Estado de Mato Grosso, em Cuiabá, o Cridac passa por uma reforma de modernização, com investimento total previsto de R$ 17 milhões. 

“Esta obra é fundamental para atender os pacientes com mais qualidade e eficiência em uma estrutura de excelência, com ambiente acolhedor, como eles merecem. Recebemos pacientes do Estado inteiro em busca de uma prótese ou órtese que trará mais qualidade de vida e independência em seu dia a dia”, afirmou a diretora do Cridac, Suely Souza.

Saiba mais sobre o Cridac

O Cridac comemorou, em julho, 49 anos de atendimento especializado às pessoas com deficiência. Referência em reabilitação à pessoa com deficiência em Mato Grosso, oferece serviços nas especialidades física, auditiva, intelectual, para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências múltiplas.

Além disso, a unidade é responsável pela concessão de tecnologias assistivas (órtese, prótese, meio auxiliar e aparelho auditivo). Os pacientes passam por avaliação da equipe multiprofissional do Cridac, que conta com fisioterapeuta, psicólogo, ortopedista, fonaudiólogo e assistente social.

A unidade concede cadeira de rodas motorizada para quem apresenta uma condição médica com Classificação Internacional de Doenças (CID) específica, que necessite do equipamento, e é confeccionada sob medida para regular encosto, profundidade, largura e altura.

“São pacientes que perderam força nos membros superiores e tem dificuldade de se locomover em uma cadeira de rodas convencional”, concluiu a diretora.

Compartilhe