Perguntas Frequentes
1. Como é feito o cadastramento do cartão Sistema Único de Saúde (SUS)?
O cadastro é feito em unidades pela Secretaria Municipal de Saúde mediante à apresentação de RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento. O cartão SUS é gratuito e facilita a marcação de consultas e exames, além de garantir o acesso gratuito a medicamentos.
2. Para que é feito o cadastramento do cartão SUS?
O objetivo do cartão SUS é identificar os usuários e possibilitar o acompanhamento do histórico individual a partir do acesso ao sistema.
3. Como é feito o cadastro para aquisição de medicamentos?
Toda solicitação de medicamentos ou insumos à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) ocorre por meio da Farmácia Estadual. O usuário ou um representante legal deve se dirigir à Farmácia para solicitar o fármaco ou produto correlato à saúde. As etapas são as seguintes:
• Acessar os formulários específicos que devem ser preenchidos pelo médico do paciente com a justificativa da necessidade do fármaco e Termo de Esclarecimento e de Responsabilidade;
• Anexar ao formulário os seguintes documentos: cópia do RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência (água, luz ou telefone), receita médica e exames que comprovem a patologia do paciente;
• Esclarecer todas as dúvidas com o atendente da Farmácia quanto à efetivação da análise do processo, disponibilidade e tempo para retirada do medicamento.
O endereço da Farmácia Estadual é: Rua Thogo da Silva Pereira, nº 63, Cuiabá-MT.
4. Como ter acesso aos exames de tomografia, ressonância, densitometria e imunohistoquimica?
A solicitação desses exames é feita pelo médico de uma unidade básica e encaminhada ao Complexo Regulador Municipal, ao Complexo Regulador Regional e, por último, ao Complexo Regulador Estadual, onde solicitação é avaliada pelo médico regulador e pode ser autorizada ou negada.
Quando autorizada, o usuário é informado sobre a data/horário/local em que realizará o procedimento. Quando negada, o laudo de solicitação é enviado para o Complexo Regulador Municipal com a devida justificativa para a não autorização do procedimento.
5. O que é transplante de órgãos?
É o ato de colher um órgão ou tecido de um indivíduo (doador) e implantá-lo em outro indivíduo (receptor).
6. Qual documento é necessário para fazer doação de órgãos?
Para ser um doador, não é necessário fazer um documento por escrito, basta que a família esteja ciente da vontade. Assim, quando for constatada a morte encefálica do paciente, um ou mais órgãos do corpo – que estiverem em condições de serem doados – poderão ajudar a salvar a vida de outras pessoas.
Alguns órgãos podem ser doados em vida. São eles: parte do fígado, um dos rins e parte da medula óssea.
7. A quem se destina o tratamento fora de domicílio?
O Tratamento Fora do Domicílio (TFD) é um benefício destinado aos usuários do SUS que necessitam realizar tratamento médico, hospitalar ou ambulatorial fora do seu estado de residência, desde que esgotados todos os meios e recursos técnicos no próprio estado.
8. Como pacientes de Cuiabá tem acesso ao TFD?
Os pedidos de TFD para residentes em Cuiabá devem ser encaminhados pelas Unidades Especializadas da rede à Central de Regulação Municipal de Cuiabá, que emite parecer sobre o caso, definindo duas situações:
a) Caso haja condições do tratamento ser realizado em Cuiabá, a Central ficará responsável pelo encaminhamento para os serviços públicos e conveniados pelo SUS;
b) Caso haja condições do tratamento ser realizado em Cuiabá, o médico regulador da Central emitirá o parecer técnico que confirma que o procedimento não existe na rede estadual do SUS e encaminhará a solicitação para o setor do TFD.
9. Como os usuários do interior tem acesso ao TFD?
Os usuários do interior que têm indicação para o TFD devem ser encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde, com relatório de referência e contra-referência, para a Central Regional de Regulação, onde são avaliados quanto à necessidade de realizar o tratamento fora do município de residência. A responsabilidade pelo agendamento da consulta especializada em Cuiabá é da Central de Regulação e, durante a consulta, o médico preenche o Laudo de Emissão de AIH e o Laudo de TFD. Após a validação da documentação, o processo é remetido ao setor de TFD.
10. O que é dengue?
A dengue é uma doença febril aguda. A pessoa pode adoecer quando o vírus da dengue penetra no organismo pela picada de um mosquito infectado, o Aedes Aegypti.
11. Quais os cuidados para não pegar dengue?
É necessário identificar objetos que possam se transformar em criadouros do mosquito. O único modo de evitar a dengue é limpar todos os objetos que possam acumular água, que ofereçam risco ou favoreçam a proliferação do mosquito. Em 90% dos casos, o foco do mosquito está em residências.
12. Quanto tempo depois da pecada pelo Aedes Aegypti aparece a doença?
Se o mosquito estiver infectado, o período de incubação varia de 3 a 15 dias. A manifestação dos sintomas ocorre, em média, de 5 a 6 dias após a picada.
13. Existe vacina contra a dengue?
Sim.
14. Por que a dengue ocorre no Brasil?
A dengue é um problema de saúde pública em todo o mundo, especialmente em países de clima tropical, como o Brasil, onde as condições de meio ambiente, aliadas às características urbanas, favorecem o desenvolvimento e a proliferação do mosquito transmissor. Mais de 100 países de todos os continentes, exceto da Europa, registram a presença do mosquito e casos da doença.
15. Qual é a finalidade do SAMU?
Prestar socorro à população em casos de urgência e emergência, após ligação gratuita no telefone 192.