SES faz captação de rins, fígado e córneas em Cuiabá
Luiza Goulart | SES-MT
A Central Estadual de Transplantes (CET), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou, na tarde desta quinta-feira (27.3), no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), um procedimento de captação de múltiplos órgãos, sendo dois rins, um fígado e duas córneas. Esses órgãos e tecidos vão beneficiar cinco pacientes que aguardam em fila para transplante.
Essa foi a segunda captação de múltiplos órgãos, após constatada a morte encefálica do doador, realizada em Mato Grosso em 2025. No total, foram captados cinco órgãos sólidos e quatro tecidos (córneas). Em 2024, foram realizadas 13 captações de múltiplos órgãos no estado.
Segundo a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, a Central Estadual de Transplantes sempre realiza capacitações aos profissionais dos hospitais notificadores e isso vem sendo demostrado na organização e condução do processo de doação e transplantes.
Anita também destacou a importância da retomada pelo Governo do Estado da realização de transplante renal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso, que começou a ser realizada em março no Hospital e Maternidade São Mateus, em Cuiabá.
“A Coordenadoria Estadual de Transplantes também desenvolve ações de sensibilização aos profissionais de saúde e à sociedade em geral sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para transplantes”, explicou.
Notícias Populares
- Einstein inicia recrutamento de profissionais para o Hospital Central
- Governo de MT convoca 59 profissionais classificados no concurso público da SES
- Governo de MT publica mais 144 nomeações do concurso público da Saúde
- SES abre inscrições para curso de Especialização em Gerontologia
- Einstein abre vagas para médicos no Hospital Central de Alta Complexidade de Mato Grosso
Últimas Notícias
- SES alerta para baixa cobertura vacinal contra Covid-19 em Mato Grosso
- MT Hemocentro divulga calendário de coletas de sangue para setembro; tipo O- está em alerta
- Hospital Metropolitano realiza nono mutirão de cirurgias do ano e atende pacientes de 14 municípios de MT
- Hospital Regional de Sinop atende 53 vítimas de violência em dois anos
- "Estado de MT foi assertivo com especialização em hanseníase para combater casos nos municípios", afirma fisioterapeuta