Ceope realiza mutirão para avaliação odontológica pré-transplante renal
Luiza Goulart | SES-MT
O Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), da Secretaria de Estado de Saúde (SES), atendeu 25 pacientes no 2º Mutirão para Avaliação Odontológica pré-transplante renal, no último sábado (14.6). Essa análise é pré-requisito obrigatório para a realização da cirurgia e contou com o trabalho de 36 servidores da unidade.
Os pacientes atendidos no mutirão foram previamente regulados pela Central de Regulação e aguardam na fila para o transplante. Ao todo, nove usuários foram considerados aptos pela condição bucal para passarem pela cirurgia e os demais terão que agendar algum tratamento odontológico no ambulatório.
Foram realizados primeira consulta odontológica, adequação do comportamento da pessoa com deficiência, orientação de higiene bucal, restauração de dente permanente posterior com resina composta, escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor, profilaxia e remoção de placa, e solicitação de exames complementares.
A diretora do Ceope, Martha Aquilino Pereira, explicou que os pacientes com insuficiência renal crônica têm baixa imunidade por causa do uso de medicamentos, do quadro clínico e do tratamento propriamente dito.
“Toda e qualquer infecção, inclusive bucal, apresenta maior risco nesse grupo de pacientes. Por isso, os cuidados com a saúde bucal são parte essencial da preparação para o transplante de órgãos e tecidos”, disse.
.jpg)
Segundo a diretora, a unidade precisa dar uma atenção especial aos pacientes que usam próteses dentárias, pois a falta de higienização adequada pode causar infecções fúngicas, que são mais agressivas nos pacientes imunossuprimidos. “Os cirurgiões-dentistas e os pacientes em tratamento também devem ficar atentos para observar a ocorrência de sangramento”, afirmou.
A gerente técnica Ilza Rosa de Paula e Silva informou que pacientes submetidos à hemodiálise muitas vezes não sabem da real importância do cuidado com a saúde bucal. “Casos de infecção podem comprometer o sucesso do transplante por causa da mudança de localização de microrganismos”, destacou.

Em fevereiro, o primeiro mutirão pré-transplante renal do ambulatório atendeu 13 pacientes e três foram liberados para a realização do transplante.
De acordo com a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, o mutirão do Ceope é fundamental para dar mais celeridade aos transplantes renais no Estado. “Desta forma, os pacientes estarão aptos para serem inscritos na fila de espera para transplante e, assim que o paciente for contemplado com um órgão compatível, ele poderá ser transplantado. A Central Estadual cuida dos pacientes antes, durante e depois do transplante, para que tudo seja realizado com muita segurança e eficiência”, explicou.
Notícias Populares
- Einstein inicia recrutamento de profissionais para o Hospital Central
- Governo de MT convoca 59 profissionais classificados no concurso público da SES
- SES abre inscrições para curso de Especialização em Gerontologia
- Cridac é referência estadual no atendimento de pacientes com Transtorno do Espectro Autista
- SES já convocou 249 aprovados do Concurso Público
Últimas Notícias
- Hospital Regional de Colíder realizou mais de 14 mil cirurgias desde 2019
- Hospital Regional de Sinop já realizou 2,3 mil procedimentos cirúrgicos
- SES capacita mais dez municípios para o uso de ferramentas da Saúde Digital
- MT Hemocentro divulga calendário de coletas de sangue para o mês de julho
- SES-MT realiza capacitação para gestores municipais de saúde