NESTA SEXTA-FEIRA (22)

Lacen realiza webinar sobre monitoramento laboratorial de produtos sob controle da Vigilância Sanitária

Luiza Goulart | SES-MT
21/08/2025
Este é o quinto episódio da série Conexão LAB, que começou em abril deste ano, para discutir temas relevantes para a Vigilância Laboratorial
O objetivo da videoconferência é integrar os serviços laboratoriais e a Vigilância em Saúde no controle sanitário de produtos para fortalecer o conhecimento técnico-científico - Créditos: Secom-MT

O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (Lacen-MT), gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), realiza, nesta sexta-feira (22.8), das 9h às 12h, webinar sobre a Vigilância Laboratorial de Produtos Monitorados pela Vigilância Sanitária.

Este é o quinto episódio do Conexão LAB, série mensal que aborda temas estratégicos de vigilância laboratorial, que será transmitido pelo Zoom.

Segundo a diretora do Lacen, Elaine de Oliveira, o objetivo da videoconferência é integrar os serviços laboratoriais e a Vigilância em Saúde no controle sanitário de produtos para fortalecer o conhecimento técnico-científico, as metodologias analíticas, os fluxos interinstitucionais e o monitoramento de surtos no Estado e, com isso, atualizar os profissionais de saúde da área.

“Essa integração promove uma atuação mais eficaz dos serviços da Secretaria de Estado de Saúde no enfrentamento das emergências de saúde pública”, destacou Elaine.

Os palestrantes serão a especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Priscilla Consigliero, o Coordenador de Vigilância Sanitária Estadual, Marcos Roberto Dias, e a Técnica de Análises de microbiologia de alimentos e produtos do Lacen, Elisângela Pereira. A diretora Elaine será a moderadora do evento.

Série Conexão LAB

O Conexão LAB é uma série composta por oito episódios que serão realizados uma vez ao mês para tratar de temas de relevância para a Vigilância Laboratorial. Os assuntos são definidos de acordo com a logística de diagnóstico e a demanda de encaminhamentos das amostras.

A série já tratou sobre Vigilância Laboratorial para arbovírus, como dengue, zika e chikungunya; vírus respiratórios; sarampo e rubéola; e tuberculose.

O Lacen presta serviços desde 1975, sendo referência em análises de Vigilância em Saúde em Mato Grosso. O laboratório atende aos municípios do Estado via Sistema Único de Saúde (SUS) com oferta de exames de sorologia, biologia molecular, micro bacteriologia, microbiologia clínica, entre outros.

Compartilhe