SAÚDE EFICIENTE

SES realiza encontro e qualificação de equipes multiprofissionais de saúde

Luiza Goulart | SES-MT
23/10/2025
Evento online ocorrerá nesta sexta-feira (24) e tem o objetivo de fortalecer a Atenção Primária e qualificar a saúde mental em Mato Grosso
O evento é voltado aos profissionais das 102 equipes eMulti atuantes nos municípios de Mato Grosso e será realizado das 8h às 17h30 - Créditos: Secom-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) promove o I Encontro Estadual das Equipes Multiprofissionais (eMulti) na próxima sexta-feira (24.10), com o objetivo de fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) e qualificar o cuidado em saúde mental em Mato Grosso.

O evento é voltado aos profissionais das 102 equipes eMulti atuantes nos municípios de Mato Grosso e será realizado das 8h às 17h30, em formato online, com transmissão ao vivo pelo canal da Escola de Saúde Pública (ESP-MT) no YouTube.

Segundo a superintendente de Atenção à Saúde da SES, Lenil da Costa Figueiredo, a iniciativa também tem como propósito superar práticas fragmentadas e descontinuadas, favorecendo a consolidação de um modelo de atenção integral mais acolhedor, resolutivo e centrado nas necessidades dos usuários.

“O processo envolve a integração de saberes e competências de profissionais de diferentes áreas, que, ao unirem suas expertises técnicas e éticas, buscam transcender o modelo assistencial vigente, promovendo uma atenção mais coordenada e humanizada", explicou.

Conforme a gerente de Monitoramento da Atenção Primária à Saúde, Alessandra Pottratz, as Equipes Multiprofissionais são uma das principais estratégias para enfrentar os desafios da APS.

“Diante da complexidade dos cenários regionais, especialmente no campo da saúde mental, consideramos fundamental desenvolver ações educativas voltadas aos profissionais dessas equipes, promovendo a qualificação do cuidado integral e integrado”, afirmou.

Alessandra fará uma breve contextualização sobre as eMultis. Já Juliana Fernandes, Hannah Farias e Polyana Carvalho, do Ministério da Saúde, vão apresentar sobre o processo de trabalho.

O médico sanitarista e professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Gastão Wagner Campos, é o convidado especial do encontro para ministrar uma palestra sobre o “Apoio Matricial em Saúde Mental”. 

Segundo Valéria Vuolo, da área técnica de saúde mental da Coordenadoria de Organização das Redes de Atenção à Saúde, o evento integra o planejamento estratégico da área e exerce um papel fundamental na organização do cuidado dentro da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). 

“Ele simboliza e reforça a compreensão de que o cuidado em saúde mental tem início na Atenção Primária à Saúde, valorizando a escuta qualificada, o vínculo e a integralidade no atendimento. Ao fortalecer essa compreensão, o evento contribui para a construção de uma rede mais articulada, resolutiva e humanizada".

Haverá ainda a apresentação de experiências exitosas dos municípios de Campo Verde e Torixoréu e debate entre os participantes.

“Queremos promover o compartilhamento de saberes, estimular a análise crítica das práticas cotidianas e incentivar a produção de soluções criativas e colaborativas para os desafios enfrentados nos territórios”, concluiu Alessandra.

Compartilhe