Lacen realiza webinar sobre exames citopatológicos
Luiza Goulart | SES-MT 
                    O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MT), gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), promove nesta quinta-feira (30.10), a partir das 14h, um webinar para fortalecer a vigilância laboratorial para o monitoramento da qualidade dos exames citopatológicos.
O evento é especial do Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, e será transmitido pelo Zoom.
Este é o sétimo e penúltimo episódio do Conexão LAB, série mensal que aborda temas estratégicos para a vigilância laboratorial.
Segundo a diretora do Lacen, Elaine de Oliveira, a gestão pretende fortalecer a vigilância laboratorial por meio de ações de monitoramento externo da qualidade das lâminas de colpocitologia oncótica.
“Queremos integrar as ações e os laboratórios que realizam as análises para aprimorar o conhecimento técnico-científico, os critérios de avaliação e a padronização dos processos analíticos para assegurar a qualidade diagnóstica das lâminas encaminhadas”, destacou Elaine.
A videoconferência também tem o objetivo de promover a melhoria contínua dos serviços de saúde e contribuir para a detecção precoce de lesões precursoras do câncer do colo do útero, reforçando as estratégias de rastreamento e prevenção no âmbito da saúde pública.
As palestrantes serão Gilcilene El Chaer e Silza Rezende, que vão tratar, respectivamente, sobre “Prevenção e Diagnóstico do Câncer do Colo do Útero” e a “Importância do Monitoramento Externo da Qualidade”. A coordenadora técnica de análises de saúde pública, Klaucia Vasconcelos, será a moderadora.
Série Conexão LAB
O Conexão LAB é uma série composta por oito episódios realizados uma vez ao mês para tratar de temas de relevância para a Vigilância Laboratorial. Os assuntos são definidos de acordo com a logística de diagnóstico e a demanda de encaminhamentos das amostras.
A série já tratou sobre Vigilância Laboratorial para arbovírus, como dengue, zika e chikungunya; vírus respiratórios; sarampo e rubéola; tuberculose; produtos monitorados pela vigilância sanitária; e bactérias multirresistentes.
O Lacen presta serviços desde 1975, sendo referência em análises de Vigilância em Saúde em Mato Grosso. O laboratório atende aos municípios do Estado via Sistema Único de Saúde (SUS) com oferta de exames de sorologia, biologia molecular, micro bacteriologia, microbiologia clínica, entre outros.
Notícias Populares
- Einstein inicia recrutamento de profissionais para o Hospital Central
- Governo de MT convoca 59 profissionais classificados no concurso público da SES
- Governo de MT publica mais 144 nomeações do concurso público da Saúde
- Einstein tem mais de 70 vagas abertas para o Hospital Central
- Einstein abre vagas para médicos no Hospital Central de Alta Complexidade de Mato Grosso
Últimas Notícias
- Lacen realiza webinar sobre exames citopatológicos
- SES e Prefeitura de Cuiabá promovem exposição de saúde mental em shopping
- MT Hemocentro convida doadores para reforçar estoque de sangue tipo O-
- SES realiza captação de 24 órgãos de janeiro a setembro de 2025
- MT Hemocentro atende 599 pacientes com a doença falciforme
 
                    

