Vigilância Sanitária suspende comercialização de água mineral envasada Kanindé em MT

23/12/2024

A Coordenadoria de Vigilância Sanitária do Estado, ligada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), comunica a suspensão, a partir desta segunda-feira (23.12), da comercialização e do consumo do garrafão de 20 litros da água mineral envasada Kanindé em todo o território de Mato Grosso.

A medida foi adotada após inspeção sanitária de rotina nas instalações da referida empresa. As análises laboratoriais conduzidas pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT) demonstraram a presença de coliformes totais nas amostras do lote 42 da água mineral envasada Kanindé.

Como medida de controle, a Vigilância Sanitária do Estado suspendeu imediatamente a comercialização e o consumo do garrafão de 20 litros da água Kanindé; determinou o recall do lote 42 no comercio varejista e a realização de ações corretivas pela empresa responsável, além do monitoramento contínuo da qualidade da água e o cumprimento rigoroso das normas sanitárias vigentes.

“Esta nota técnica serve como alerta à população e às autoridades competentes, reiterando a importância da vigilância sanitária na proteção da saúde pública e na garantia da segurança dos produtos comercializados. A empresa de água mineral Kanindé foi devidamente informada dos tramites e ritos legais tomados pela Vigilância Estadual”, alertou a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes.

A gestora ainda enfatizou que uma Nota Técnica foi encaminhada aos 16 Escritórios Regionais de Saúde de Mato Grosso, que têm a responsabilidade de divulgar as informações técnicas às Vigilâncias Sanitárias Municipais das áreas de abrangência, de forma a efetivar a suspensão local do comércio do produto.

Anexos