Feira SUStentável promovida pela SES aproxima servidores da alimentação saudável e de produtos da agricultura familiar

15/05/2025

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) comemorou, nesta quinta-feira (15.05), o aniversário de sete anos do projeto da Feira SUStentável, realizada todas as quintas-feiras, das 8h às 13h, em seu espaço de convivência – conhecida como “pracinha”-, localizado em frente ao prédio da secretaria em Cuiabá.

Segundo a nutricionista e responsável técnica pela Política de Alimentação e Nutrição no Estado, Jane Taveira, a feira é voltada para a promoção da alimentação adequada e saudável dos trabalhadores da SES e também do entorno do Centro Político, pois é aberta ao público externo.

“Nós temos clientes aqui que são fiéis, que fazem encomendas, por exemplo. A Margarete, nossa expositora da agricultura familiar, traz frango caipira e outros produtos sob encomenda. A dona Cida, da Afeto de Vó, também tem alguns produtos encomendados. E cada edição da feira vamos inovando. Aproveitamos e realizamos feiras temáticas de aniversário, junina, de Natal. Hoje de manhã, estava uma loucura aqui”, revelou Jane.

A nutricionista ressalta que a feira é baseada no Guia Alimentar para a População Brasileira. “Porque ela não é uma feira como outra qualquer. É uma feira de um projeto que tem uma portaria institucionalizada pelo nosso secretário, por ser voltada à saúde dos trabalhadores. Não é cobrada nenhuma taxa desses expositores. A SES oferece o espaço para eles poderem estar expondo seus produtos, contribuindo para o crescimento do projeto”, explicou.

As feiras contam com a organização da nutricionista Thayza Carvalho, que sempre prepara o ambiente de forma acolhedora para receber os expositores e os trabalhadores.

“Me sinto feliz em preparar a feira. Temos um trabalho anterior a sua edição, como a confirmação dos expositores para distribuição do espaço, construção de peças de mídias sociais de divulgação, e a decoração do ambiente. Também estou presente a todo momento durante a feira para dar apoio aos participantes”, apontou.

A equipe da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde tem um estágio curricular em parceria com a Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e aproveita a feira para fazer educação alimentar e nutricional. Nesta quinta, a atividade foi voltada à alergia alimentar, porque em maio é o seu mês de conscientização. “Eu senti bastante interesse. O pessoal está parando, está perguntando”, contou a estagiária Beatriz Mota.

A iniciativa conta com 12 parceiros como expositores. Margarete Rodrigues dos Santos, 49 anos, expõe suas frutas e verduras desde o começo da feira da SES e está satisfeita com as vendas e com o trabalho. “As pessoas conversam. A feira é maravilhosa por causa disso. Sempre a gente está dialogando, conversando. Aí eles fazem a comprinha. Muito bom trabalhar na feira”, comentou.

A feira de aniversário de 7 anos teve ainda ações especiais de servidores da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde, como Práticas Integrativas em Saúde (auriculoterapia, com Aparecida Milhomem, e consulta de fitoterapia, com Devanil Roza); música ao vivo com Milady Oliveira; os Doutores Palhaços Wagton Douglas e Eloá Pimenta, e sorteio de brindes aos visitantes.

Anexos