Profissionais de Mato Grosso concluem especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial

Um total de 34 alunos concluíram uma especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, ofertada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). O curso iniciou em 2022 e foi concluído na última semana, por meio da Escola de Saúde Pública (ESP-MT).
Concluíram o curso profissionais que atuam no Centro Integrado de Assistência Psicossocial (CIAPS) Adauto Botelho, no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) de Várzea Grande, no CAPS II de Cuiabá e III de Várzea, além do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSI) de Várzea Grande e CAPSI AD Cuiabá.
Participaram ainda do curso o trabalhadores do CAPS de Poconé, do Centro de Especialidades Médicas (CEM) de Cuiabá, da Defensoria Pública de Mato Grosso, do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Cuiabá, do Hospital e Pronto Socorro de Várzea Grande, do Serviço de Atenção Especializada (SAE) de Cuiabá, da Coordenadoria de Saúde Penitenciária da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá e Várzea Grande, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ipase, de Várzea Grande, e do Centro de Referência de Assistência Social de Primavera do Leste.
Conforme a diretora da Escola de Saúde, Silvia Tomaz, a partir da qualificação, os profissionais poderão atuar com potencial na área da saúde mental no estado. "Nosso objetivo é a melhoria dos procedimentos, levando a qualidade, propriedade e efetividade dos serviços de saúde prestados à população. Contribuindo, assim, para a melhoria do quadro clínico dos pacientes que tratam da saúde mental em Mato Grosso”, pontuou a gestora.
Silvia ressalta que a especialização contribui ainda para a reflexão crítica e sistematização dos saberes no campo da saúde mental. “Vai ser possível fazer uma rediscussão das práticas com os pacientes em sofrimento mental, a clínica em consonância com o modelo psicossocial e formas de articulação na rede dos municípios a partir da concepção de território como constituído por cada caso”, acrescenta a diretora.