Equipe do MT-Hemocentro realiza visita técnica no Banco de Sangue do Ceará

Equipe do MT-Hemocentro realiza, nesta semana, uma visita técnica no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). A comitiva conheceu as instalações e a rotina dos serviços promovidos pela unidade cearense.
Durante a visita ocorrida entre terça-feira e sexta-feira (04 e 07.07), os profissionais conheceram os setores do ciclo do sangue, ambulatórios de transfusão, coagulopatias e hemoglobinopatias, farmácia e aférese terapêutica, além do Centro de Diagnóstico Clínico (CDC), captação de doadores e laboratórios de imuno-hematologia de doador e paciente.
A diretora do MT-Hemocentro, Gian Carla Zanela, conta que o objetivo da visita foi conhecer a dinâmica do serviço desenvolvido no Ceará visto que o Hemoce é uma instituição de referência. A instituição possui acreditação, que é o reconhecimento formal da competência dos Organismos de Avaliação da Conformidade (OAC) para atender requisitos previamente definidos e realizar suas atividades com confiança. É uma ferramenta estabelecida em escala internacional para gerar confiança na atuação das organizações.
"Trabalhamos pela melhoria dos nossos serviços e processos de trabalho na evolução da gestão de qualidade e na educação permanente dos profissionais que atuam na hemoterpia e hematologia. Conhecer as unidades de referência é importante para extrairmos o que tem de melhor sendo executado pelos hemocentros do país", diz Gian.
Participaram da visita no Banco de Sangue do Ceará as servidoras Rita de Cássia Bezerra e Rosimeire Krause Ferreira do núcleo da Gestão da Qualidade do MT-Hemocentro; a coordenadora de Apoio Administrativo as Unidades Especializadas da SES, Larissa de Souza, além do coordenador do núcleo de Educação Permanente em Saúde do MT-Hemocentro, Fernando Henrique Modolo.
"Estamos tentando uma ISO e em breve vamos passar também pela qualificação da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia [Hemobrás] para o envio de plasma. Realizamos essa troca de experiência para enriquecer o nosso serviço. Essa é uma grande oportunidade aprimorarmos ainda mais o nosso serviço", destaca Rita de Cássia.