SES apoiou I Fórum de Assistência Farmacêutica de Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) apoiou a realização do I Fórum de Assistência Farmacêutica de Mato Grosso, evento promovido pelo Instituto Nacional de Assistência Farmacêutica (INAFF) nesta quinta e sexta-feira (9 e 10.10), na Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Cuiabá.
O fórum teve o objetivo de promover um debate técnico focado em solucionar desafios locais e qualificar a rede de assistência.
A programação focou em temas ligados à Saúde Pública e abordou assuntos como o Panorama da Assistência Farmacêutica Estadual e as Linhas de Acesso do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF).
A ação teve como público-alvo gestores e profissionais de saúde, que também debateram sobre a qualidade e a sustentabilidade do acesso aos medicamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
A secretária Adjunta de Unidades Especializadas, Patrícia Dourado Neves, destaca que essa iniciativa é essencial para gerar debates e solucionar desafios da saúde.
“A presença de todos e a força-tarefa da Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF) na organização reafirmam que estamos unidos em busca de soluções éticas e sustentáveis para os desafios do SUS, com foco em otimizar o cuidado especializado para a população de Mato Grosso”, destacou.
O superintendente de Assistência Farmacêutica, Emmanuel Santana Ardaia, reforça que o Fórum buscou debater sobre os desafios da gestão pública integrando a prática e a teoria.
“Ao integrar conhecimento técnico, responsabilidade social e gestão estratégica, buscamos consolidar Mato Grosso como referência nacional em inovação e acesso qualificado aos medicamentos, transformando boas práticas em resultados concretos para a população”, acrescentou.
Já o presidente do INAFF, Lindenberg Assunção, afirmou que esta parceria é essencial para a melhoria da saúde pública.
“Essa iniciativa demonstra um compromisso claro com a melhoria da Saúde Pública e estabelece um precedente positivo para futuras colaborações, representando um avanço fundamental para o fortalecimento do SUS no estado, qualificando o acesso a medicamentos através da parceria decisiva entre a Secretaria de Estado de Saúde e o INAFF”, afirmou.
Wéder Felipp Carvalho, farmacêutico e especialista em Avaliação de Tecnologias em Saúde, participou do evento e destacou a ação foi fundamental para assegurar uma Saúde Pública mais eficiente para a população.
“A realização deste Fórum, em parceria com o INAFF, é o reflexo direto do nosso compromisso institucional com a qualificação do SUS. A Avaliação de Tecnologias em Saúde é uma ferramenta para garantir que a tomada de decisão no SUS seja baseada em evidências, assegurando o acesso e a segurança para os nossos cidadãos de Mato Grosso”, concluiu.
O I Fórum de Assistência Farmacêutica de Mato Grosso foi realizado de forma integrada ao VIII Workshop Mato-Grossense de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) e ao V Encontro dos NATS da Rede Ebserh.
*Sob a supervisão de Ana Lazarini