Servidores da SES participam de encontro sobre saúde e segurança no trabalho

22/09/2023

Cerca de 100 servidores da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) da capital e do interior de Mato Grosso participaram, nesta semana, de um encontro para discutir saúde e segurança no trabalho do servidor. O objetivo do evento foi orientar quanto à temática, discutir o preenchimento dos Comunicados de Acidentes de Trabalho (CAT) e tratar da aposentadoria por invalidez, entre outros.

O Encontro das Comissões Locais de Segurança no Trabalho e do Comitê Setorial de Saúde e Segurança no trabalho da SES ocorreu nesta quinta e sexta-feira (21 e 22.09), no auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE), em Cuiabá. A atividade foi realizada pela Superintendência de Gestão de Pessoas, por meio da Coordenadoria de Saúde e Segurança no Trabalho da SES.

De acordo com a secretária adjunta de Administração Sistêmica e Educação na Saúde da SES, Cristiane Mello, a proposta do evento também foi tratar as medidas de prevenção ao assédio no ambiente de trabalho, avaliar os processos, difundir o conhecimento sobre o assunto, trocar experiências e proceder encaminhamentos visando o fortalecimento das Comissões. 

“Somos uma Secretaria que atua com rigor na prevenção dos acidentes de trabalho e não podemos deixar de lado a saúde e segurança dos nossos servidores. Temos equipes qualificadas e dedicadas que ofertam esse auxilio e é sempre necessário o alinhamento das ações entre todas as unidades geridas pela SES”, pontua a secretária adjunta.

Conforme a coordenadora de Saúde e Segurança no Trabalho, Liris Lemos, o encontro é importante para as equipes ultrapassarem a prevenção de agravos e trabalhar também a saúde dos servidores. “É necessário um trabalho conjunto que atue direta e indiretamente sobre a saúde, assegurando a participação dos servidores nas decisões que envolvam a garantia de boas condições individuais e coletivas de trabalho”, diz a gestora. 

A técnica da Coordenadoria, Marcia Regina de Deus, explica que o encontro ocorre em obediência ao Decreto Nº 1919, de 013, que institui a Política de Saúde e Segurança no Trabalho e ao Manual de Saúde e Segurança no Trabalho do Poder Executivo Estadual. “Estamos felizes com o encontro pois os resultados serão vistos no dia a dia do servidor, que contará com o apoio das comissões e comitê para sanar qualquer dúvida ou receber orientações”, afirma Márcia. 

Durante os dois dias de encontro, foram debatidos o atual panorama dos acidentes de trabalho na SES versus aposentadoria por incapacidade permanente no âmbito do Estado de Mato Grosso; medidas de prevenção, orientações e estratégias de enfrentamento do assédio no Serviço Público, além da apresentação das experiências das comissões.

Anexos