Encontro Mato-grossense de Humanização em Saúde reúne 425 pessoas

10/11/2023

O 1° Encontro Mato-grossense de Humanização em Saúde, realizado virtualmente nesta quinta-feira (09.11), reuniu 425 pessoas, entre profissionais e estudantes da saúde, além de interessados na temática.  O evento propôs mais visibilidade e incentivo aos serviços nos três níveis de atenção à saúde para que o atendimento seja acolhedor e sensível aos pacientes e trabalhadores.

O superintendente de Atenção à Saúde da SES, Diógenes Marcondes, avaliou positivamente o debate e destacou a importância do encontro para o fortalecimento Política Nacional de Humanização. “A SES está empenhada na humanização dos serviços e na sensibilização do atendimento. Para isso, é imprescindível o trabalho conjunto com os municípios e os profissionais da saúde, que são as pessoas que estão na ponta em contato com os pacientes”, diz Diógenes. 

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal no Youtube da Escola de Saúde Pública (ESP-MT) e alcançou mais de mil visualizações; o vídeo está disponível neste link. Um total de 16,24% dos inscritos participantes do encontro são estudantes da área da saúde, 13,65% atuam na área da enfermagem, 35% na área de ciências e 30% em áreas diversas. Participaram da transmissão ao vivo pessoas dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e do Pará, além de mato-grossenses. 

A integrante da equipe que coordena o projeto Doutores Palhaços na SES, Aurea Kelly, está satisfeita com o resultado da atividade e pontua a necessidade de os municípios abraçarem a causa. "A alegria proporcionada por essas ações de humanização contribui para diminuir o estresse e a ansiedade dos pacientes, auxiliando no alívio da dor e na melhora do bem-estar geral", afirma.

Durante o encontro foram apresentados o Programa Acolher do Hospital das Clínicas de São Paulo; Programa Cuidados Paliativos, desenvolvido pelo Hospital Sírio Libanês em parceria com a SES; discutidas as experiências e vivências no contexto hospitalar do projeto Doutores Palhaços, além contadas as experiências do projeto nos Hospitais Regionais de Sinop, Sorriso e Rondonópolis.

Anexos