Servidoras da SES-MT destacam lutas e resiliência no Dia Internacional da Mulher

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (08), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) homenageia servidoras das unidades ligadas à pasta e dá voz às lutas enfrentadas por elas. Além de representar a força da mulher na sociedade, a data também evidencia o reconhecimento e a importância de todas as ações fundamentadas pelas mulheres, que hoje representam 75% da força de trabalho da SES.
Para Marilene Lucio da Silva, coordenadora do núcleo de Serviço Social do Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, a força de trabalho feminina fez a diferença no combate à pandemia da Covid-19 em 2020.
“É importante destacar a presença feminina no cenário de luta no auge da pandemia, atuando com força de vontade para ajudar o próximo e o acolher naquele momento. Nós trabalhamos junto de um grupo de outras mulheres, acompanhando caso a caso para fomentar a atenção e superar esse desafio e, ainda assim, conseguir chegar no fim do dia em casa e começar outra jornada de trabalho”, afirmou, se referindo às funções domésticas.

Já para Dilma Larrea de Alencar, auxiliar de patologia clínica do Laboratório Central de Saúde Pública do Mato Grosso (Lacen-MT) há 23 anos, o papel da mulher na saúde é fundamentado diariamente, desde as pequenas ações implementadas até as grandes decisões firmadas em suas funções. Segundo ela, a data reflete o amor e dedicação que a mulher emprega em suas funções. “É importante reconhecer os desafios que se desenham às mulheres e o lugar significativo que ocupam, desenvolvendo sua capacidade técnica e intelectual”, pontuou.
Para a enfermeira Rosimeire Krause, que atua na gestão de qualidade do MT Hemocentro há 29 anos, o protagonismo da mulher em suas funções é fruto do comprometimento com a ética no trabalho.
“É muito importante deixar claro a importância da mulher no serviço público e, além disso, a aplicação de fatores como o respeito, comprometimento e a gentileza, que diariamente fortalecem o nosso desenvolvimento. Nós sabemos como é difícil conciliar o lado profissional e o lado familiar, mas é possível equilibrar através de um ambiente sadio no trabalho, para que tudo se encaminhe e possamos desenvolver essa jornada com tranquilidade. É um processo de resiliência que contribui para o nosso desenvolvimento”, refletiu.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, reforçou a importância da força de trabalho feminina na SES e parabenizou o brilhante trabalho desenvolvido pelas servidoras da pasta. “75% dos servidores da SES são mulheres e nós temos a obrigação de ressaltar a data como um aceno à importância desta força de trabalho. Estamos falando de pessoas que, muitas vezes, exercem diversos papéis e o fazem com maestria. Meu reconhecimento a todas as servidoras da SES e do estado de Mato Grosso”, concluiu.