SES apoia implementação do projeto Mulher Trabalhadora que Amamenta na Câmara Municipal de Cuiabá

16/05/2024

Representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) participaram, nesta segunda-feira (15.05), do descerramento da placa concedida pelo Ministério da Saúde, que certifica a Sala de Apoio à Amamentação da Câmara Municipal de Cuiabá.  Na oportunidade, servidores da SES também foram homenageados pelos trabalhos prestados no âmbito da amamentação.

Receberam as Moções de Aplausos o superintendente de Atenção à Saúde, Diógenes Marcondes, a coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde, Rosiene Rosa Pires, e o técnico responsável pela promoção do Aleitamento Materno na SES, Rodrigo Carvalho.

O superintendente de Atenção à Saúde da SES realça que a homenagem é uma forma de incentivar o trabalho que vem sendo executado pela equipe técnica da SES-MT.

“A homenagem e a moção de aplausos da Câmara Municipal de Cuiabá refletem o reconhecimento pelo trabalho exemplar desenvolvido pelos técnicos no setor de saúde. A homenagem destaca o comprometimento e a dedicação desses profissionais em servir a comunidade, garantindo o bem-estar e a saúde da população. Essa moção é uma forma de reconhecer publicamente o valor do trabalho desses técnicos e incentivá-los a continuar contribuindo para o desenvolvimento do sistema de saúde”, afirmou Diógenes.

O gestor ainda destaca que as salas de amamentação exercem papel importante ao garantir que as mães e pessoas que amamentam tenham um espaço adequado e que facilite a amamentação exclusiva nos primeiros meses de vida do bebê.

“As salas de amamentação são fundamentais, especialmente no setor público, pois proporcionam um ambiente adequado e privado para as mães amamentarem seus bebês. Esses espaços garantem que as mães tenham um lugar confortável, higiênico e tranquilo para alimentar seus filhos, promovendo assim a amamentação exclusiva nos primeiros meses de vida, o que é crucial para a saúde e o desenvolvimento infantil”, acrescentou.

A Sala de Amamentação Ernestina Ferreira Nascimento foi projetada e adaptada para que as pessoas que amamentam possam retirar e armazenar leite durante o período de trabalho e também para receber as pessoas lactantes que passarem pela Casa de Leis.

Desde 2023, a Câmara Municipal de Cuiabá participa do projeto “Mulher Trabalhadora que Amamenta”, realizado pela Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde SES-MT.

O nutricionista Rodrigo Carvalho explica que o projeto tem como objetivo melhorar a relação entre as pessoas que amamentam e seus empregadores, para garantir os direitos trabalhistas desde a gestação até o retorno ao trabalho. Entre os direitos previstos, estão o acesso como às salas de apoio à amamentação, consultas de pré-natal, licença-maternidade, pausas para amamentar, creche no local de trabalho ou auxílio creche para locais que possuem mais de 30 trabalhadoras em idade fértil.

“As pesquisas demonstram que quando esses direitos e melhorias são garantidos e implementados, a mulher ou pessoa que amamenta contribui mais para o trabalho, produz mais, em reconhecimento ao apoio recebido, e se ausenta menos, pelo fato de seu bebê amamentado adoecer menos”, comentou.

As empresas ou os empregadores que tiverem interesse em saber mais sobre a estratégia “Mulher Trabalhadora que Amamenta” podem procurar um responsável técnico regional desta política nos Escritórios Regionais de Saúde da SES-MT e se tornar um parceiro da iniciativa.

Anexos