Hospital Regional do Araguaia facilitará vida de pacientes que viajam quilômetros por atendimento

Cansada de percorrer mais de mil quilômetros para tratamento médico em Cuiabá, Maria Marlene Américo, 49 anos, de Porto Alegre do Norte, conta os dias para a entrega do Hospital Regional do Araguaia. O Governo do Estado investe R$ 119,6 milhões na construção da unidade de saúde em Confresa, que será inaugurada em 2024.
“O novo hospital irá facilitar demais a minha vida. Em Porto Alegre do Norte, onde moro, a saúde é precária e na cidade e nem nos municípios mais pertos tem a especialidade médica que necessito, como ortopedista, mastologista e neurologista. Quando preciso, tenho que ir para Cuiabá fazer exames e é sofrido por causa da estrada. Com a construção do Hospital Regional do Araguaia, o acesso à saúde para as pessoas que moram nessa região ficará mais fácil, pois precisamos muito e estamos esperando por esse hospital há mais de uma década”, diz Maria, que já realizou três cirurgias para retirada de nódulos mamários, uma laqueadura, uma histerectomia e retirada de vesícula.
"Pérola é um milagre. Ela nasceu com 26 semanas de gestação. Hoje ela está com 11 meses, mas foi uma luta o parto, devido à falta de suporte na região. Ela nasceu em 19 de abril de 2022 e no dia 20 foi transferida para Primavera. Eu já estava de alta médica, mas acompanhei minha filha no hospital durante três meses. Estar longe de casa dessa forma, sem os amigos e parentes, foi muito difícil porque quando se está próximo de casa, você tem um suporte melhor, principalmente emocional. Com a entrega do Hospital Regional, vamos nos sentir mais amparados e perto de casa”, celebra Thayllanes.
“A população dos municípios da região de saúde Araguaia-Xingu contará com um hospital de média e alta complexidade mais próximo e totalmente equipado. Os pacientes não precisarão mais se deslocar vários quilômetros à procura de especialidades de saúde em outras cidades e isso contribuirá para o acesso rápido e de qualidade aos serviços de saúde”, diz o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Novos Hospitais