Comissão Permanente de Farmácia e Terapêutica
Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS)/Comissão Permanente de Farmácia e Terapêutica (CPFT) de Mato Grosso
A Comissão Permanente de Farmácia e Terapêutica é constituída por uma equipe multiprofissional, cujo objetivo principal é assessorar as áreas decisórias quanto à incorporação, desincorporação e monitoramento da utilização de tecnologias no sistema de saúde (a nível estadual).
A Comissão foi instituída por meio da Portaria Nº 028/2014/GBSES de 2 de março de 2014 e conta com a participação de membros efetivos e suplentes, representantes dos Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Mato Grosso – COSEMS; Conselho Estadual de Saúde do Estado de Mato Grosso; Conselho Regional de Farmácia; Conselho Regional de Medicina; Conselho Regional de Enfermagem, bem como, Núcleo de Apoio Técnico ao Judiciário – NAT Jud., Hospital Universitário Julio Muller e unidades da Secretaria Estadual da Saúde - SES-MT com destaque para Vigilância em Saúde; Assistência Farmacêutica; Centro Integrado de Assistência Psicossocial Adauto Botelho; Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais; Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade; Escola de Saúde Pública de Mato Grosso; Núcleo de Segurança do Paciente; MT-Hemocentro; Superintendência de Gestão e Acompanhamento de Serviços Hospitalares e Ouvidorias.
Desde 2017 a CPFT passou a ser um núcleo de avaliação de tecnologias em saúde (NATS) ligado a rede brasileira de avaliação de tecnologias em saúde, a REBRATS.
1. O que é a CPFT?
A Comissão Permanente de Farmácia e Terapêutica- CPFT é uma instância colegiada, de caráter consultivo que tem por objetivo principal selecionar tecnologias em saúde a serem utilizados no SUS estadual.
2. Qual sua Missão?
Desenvolver e disseminar avaliações de tecnologias em saúde no estado de Mato Grosso, contribuindo com a gestão estadual no que tange a tomada de decisão.
3. O que é uma tecnologia em saúde?
Denomina-se tecnologia em saúde qualquer intervenção que promova saúde e seja utilizada para prevenir, diagnosticar, tratar, curar ou reabilitar.
Desta forma, incluem-se neste conceito os medicamentos, procedimentos, dispositivos, programas de saúde e sistemas de suporte, dentre outros.
4. Qual o objetivo do NATS/CPFT?
O objetivo da CPFT é possibilitar que os pacientes recebam o melhor e mais custo-efetivo tratamento através do acesso a tecnologias de saúde e do seu uso racional.
5. Quais as funções do NATS/CPFT?
As funções mais importantes são:
· Oferecer quando couber, cursos de capacitação aos profissionais das instituições de saúde da SES-MT sobre questões relacionadas a tecnologias em saúde.
· Desenvolver e manter atualizada a Relação Estadual de Medicamentos-RESME;
· Atuar de forma permanente no assessoramento técnico e na investigação acerca do custo-efetividade, segurança, viabilidade econômica do uso de medicamentos e outras tecnologias no âmbito do estado de Mato Grosso;
· Elaborar e revisar protocolos clínicos e de dispensação no âmbito estadual.
· Fomentar e participar de atividades de educação permanente da equipe de saúde sobre uso racional de tecnologias.
6. Em que se baseiam as análises e decisões do NATS/CPFT?
As decisões para a padronização de medicamentos e outras tecnologias são pautadas nos princípios da Saúde Baseada em Evidencias, que utiliza as ferramentas da Epidemiologia Clinica, da Estatística, da Metodologia Cientifica e da Informática para trabalhar a pesquisa, o conhecimento e a atuação em saúde, com o objetivo de oferecer a melhor informação disponível para a tomada de decisão.
7. Quer saber mais sobre a CPFT e como utilizar os seus serviços?
Então...acesse o link: http://www.saude.mt.gov.br/cpft-videos.php e ASSISTA o primeiro vídeo da esquerda.
Contato
Contatos através do e-mail: farmaciaterapeutica@ses.mt.gov.br
A/C - Kelli Nakata (Presidente da CPFT).


