Hospital Estadual Santa Casa
A fundação do Hospital Estadual Santa Casa, localizado em Cuiabá, é resultado de uma requisição administrativa feita pelo Governo de Mato Grosso aos bens da Santa Casa Beneficente de Cuiabá, unidade filantrópica que passava por uma grave crise e chegou a fechar as portas.
Com a requisição administrativa, em 2019, nasceu o Hospital Estadual Santa Casa, que se tornou o primeiro hospital administrado pelo Estado na capital.
De 2019 a 2024, o local atendeu pacientes de todos os municípios do estado. A unidade atua como referência em pediatria e conta com um moderno Pronto Atendimento Pediátrico.
O Hospital Estadual Santa Casa oferta serviços de média e alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com pronto atendimento pediátrico, ambulatório e internação nas especialidades de: cardiologia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular, clínica geral, fisioterapia, fonoaudiologia, hemoterapia, infectologia, mastologia, nefrologia, neurocirurgia, neurologia, nutrição, oncologia cirúrgica, oncologia clínica e cancerologia, oncologia pediátrica, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia e tisiologia, psicologia, psiquiatria, radiologia, radioterapia, urologia, medicina intensiva adulto, pediátrica e neonatal, e medicina intensiva cardiológica.