Informações sobre Dengue, Chikungunya e Zika
Veja as orientações sobre Dengue
A dengue, assim como o zika e a chikungunya, é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Essas doenças são arboviroses, ou seja, integram um grupo de enfermidades virais que são transmitidas principalmente por artrópodes, como mosquitos e carrapatos.
No caso da dengue, zika e chikungunya, elas são transmitidas pela fêmea do mosquito Aedes aegypti. O inseto se torna portador do vírus ao picar uma pessoa infectada e, subsequentemente, passa o vírus para outras pessoas por meio das picadas.
Essas enfermidades podem causar sintomas desde febre leve até complicações mais sérias, sendo algumas delas potencialmente fatais.
Aedes aegypti
Aedes aegypti é o nome científico do mosquito transmissor. O que o diferencia dos demais mosquitos é a presença de listras brancas no tronco, cabeça e pernas.
É um mosquito doméstico, que vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas ou loja. Tem hábitos preferencialmente diurnos e alimenta-se de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer.
Por ser um mosquito que vive perto do homem, sua presença é mais comum em áreas urbanas e a infestação é mais intensa em regiões com alta densidade populacional, principalmente em áreas das cidades com ocupação desordenada, onde as fêmeas têm mais oportunidades para alimentação e mais criadores para desovar.
A infestação do mosquito é sempre mais intensa em razão da água acumulada e das altas temperaturas – fatores que propiciam a eclosão de ovos do mosquito.
Para evitar esta situação, é preciso adotar medidas permanentes para o controle do vetor, durante todo o ano, a partir de ações preventivas. Essas ações dependem principalmente do envolvimento de toda a população.
Controle das doenças
Para evitar a proteção do mosquito e a formação dos criadores, é necessário operar os ambientes externos e internos de casa, manter a caixa d’água fechada e limpa, cuidar do lixo e dos vasos de plantas, trocar diariamente a água dos recipientes dos animais, colocar água sanitária nos ralos e tampá-los após a secagem, além de evitar a exposição de qualquer objeto que concentre água parada.
Sintomas
Os sintomas da dengue são caracterizados por febre alta, dores musculares e articulares, além de outros sintomas que variam em gravidade. Já o zika está associado a complicações neurológicas e é especialmente preocupante em gestantes, devido ao risco de malformações em seus bebês. A chikungunya provoca febre e dores articulares intensas, que muitas vezes persistem por longos períodos.
*Os dados são do Ministério da Saúde.